Notícias

Pode diminuir a pressão da agricultura sobre área de pastagem em 2008

Estimativas da Scot Consultoria apontam que, em 2007, as áreas de pastagem do Brasil somaram 176,46 milhões de hectares, um ligeiro aumento de 0,01% em relação a 2006. E é possível que, em 2008, seja registrado um novo crescimento.

Primeiro, é preciso considerar que a pecuária vive um bom momento em termos de preço. Isso tem atraído, inclusive, investimentos externos.

É verdade que os custos também estão em alta. Porém, dentre os insumos agropecuários que têm registrado os maiores aumentos de preço, destacam-se os fertilizantes, que influenciam muito mais os custos de produção da agricultura.

Por conta disso, produtores e cooperativas acreditam que, este ano, a agricultura irá avançar menos sobre as áreas de pastagem (áreas novas), pois estas normalmente exigem investimentos pesados em correção de solo. O negócio é manter as áreas que já estão em produção, inclusive com redução do uso de adubos em talhões que apresentem uma boa reserva de nutrientes.

Em síntese, a pressão da agricultura sobre as áreas de pastagem deve ser menor em 2008. Por outro lado, em função da retração do rebanho, existem “áreas de sobra” para a pecuária, o que reduz a necessidade de avanços.

Vamos ver como se comporta essa equação até o final do ano. (FTR)

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo