Artigos

Sustentabilidade é força no campo

Produzir mais sem agredir o meio ambiente é tendência que começa a ser valorizada. Profissionais capacitados ajudam.

A demanda do mercado por um profissional que tenha visão clara sobre a sustentabilidade no campo desponta como oportunidade de trabalho. Isso porque agronegócio e sustentabilidade têm andado juntos. Quem produz, lucra e ainda assim respeita o meio ambiente é bem avaliado. Para o profissional que atua com esse foco, a avaliação não é diferente. “Trabalhar para garantir o desenvolvimento sustentável ambiental e econômico é um aspecto atual e fundamental do novo profissional. Ele não pode mais tratar o negócio de forma isolada”, comenta a pró-reitora de graduação da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Soraia Botelho.

Para ela, esse é um dos aspectos mais atuais das ciências agrárias e que devem ser levados em consideração tanto pelos profissionais que estão se formando, quanto pelos produtores e criadores. “O negócio deve ser sustentável economicamente e ambientalmente”, afirma. “As pessoas não querem mais produtos que não sejam sustentáveis e isso deve ser pensado durante o trabalho de forma a envolver toda a cadeia produtiva”, acrescenta Soraia.

Mais que o cuidado ambiental, social e econômico a sustentabilidade, para o diretor do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Sérgio Hermínio Brommonschenkel, também é capaz de gerar rentabilidade ao agricultor. “Se o profissional tem capacidade para trabalhar com alta tecnologia e um olhar sensível para a sustentabilidade, ele pensa toda a cadeia e consegue agregar valor ao produto”, considera.

Para o criador de suínos e vice-presidente da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais, José Arnaldo Cardoso Pena, que também é engenheiro-agrônomo e utiliza os seus conhecimentos em prol do seu negócio, a atuação de um profissional qualificado dá as condições necessárias para os procedimentos serem feitos sem perdas. “O veterinário me dá segurança na parte sanitária, enquanto o zootecnista me dá suporte nutricional dos animais”, lembra. Para Pena, a presença desses profissionais no dia a dia das fazendas garante uma produção que dá a segurança necessária para a continuação das atividades. “Com o apoio desses profissionais eu consigo retirar todo o potencial do animal com segurança e com os cuidados necessários sem gerar custos desnecessários ou agredir o meio ambiente.” (CM)

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo