Artigos

Seleção e Melhoramento Genético

Fenótipo x Genótipo

Sabemos que o fenótipo de um animal é determinado pelo ambiente + genótipo. O nosso ambiente está delimitado dentro das condições já expostas pela alimentação, mais as influências de manejo e controles sanitários. Já o genótipo depende do valor genético do indivíduo, o qual é prognosticado pela quantidade dos seus ascendentes, diagnosticado pela sua performance e confirmado pela sua descendência. O melhoramento do ambiente traz benefícios a curto prazo e requer grandes investimentos; já o melhoramento genético traz benefícios cumulativos, com poucos investimentos.

SELEÇÃO GENÉTICA PARA FÊMEAS

A) Fertilidade

A característica mais importante economicamente no processo produtivo é a fertilidade.

“Mais vale uma vaca com bezerro que uma sem bezerro”.

Portanto, o melhoramento da nossa fêmea deve ser iniciado através da eliminação das fêmeas sub-férteis do rebanho e a melhor maneira para este procedimento é pela utilização de uma estação de monta curta e descarte das fêmeas não prenhes. No caso de vacas, usar estação com no máximo 3 ciclos (63 a 69 dias) de duração e novilhas 2 ciclos ou pouco mais (45 a 55 dias).

B) Desmame

As fêmeas que perderem seus bezerros por doenças ou mesmo por acidentes devem ser, de preferência, descartadas, pois assim estaremos aumentando a resistência genética ao ambiente e suas interpéries. Da mesma forma, os animais com defeitos graves (genéticos ou adquiridos), como despigmentação, baixa repelência a insetos, aprumos, cascos, etc., devem ser avaliados e eliminados do rebanho. Os animais devem ser pesados ao desmame após jejum de 12 a 24 horas, considerando para análise da performance a informação do grupo contemporâneo (apenas comparar animais do mesmo sexo e raça, nascidos na mesma época, manejados no mesmo lote/mesmo ambiente e que receberam o mesmo tratamento) e influências paternas e maternas. Utilizamos a metodologia dos modelos mistos (BLUP) para análise das performances de todas as características. Podemos estabelecer como meta um peso ajustado ao desmame (205 dias) equivalente pelo menos a 50% do peso adulto da vaca em reprodução para machos e 45% para as fêmeas (ex.: no caso de vaca Nelore com 400 kg a bezerra deveria pesar 180 kg em regime de pasto). Portanto, o desempenho ponderal do nascimento ao desmame deve sofrer rigorosa seleção na raça Nelore, pois as médias ainda são baixas, necessitando de melhoramento. “Mais vale uma vaca com um bom bezerro que uma vaca com um bezerro ruim”.

C) Habilidade Materna

Todas as vacas em reprodução devem ser avaliadas quanto à sua capacidade de produzir bezerros desmamados. Esta medida só tem valor genético se levar em conta as avaliações genéticas reais e cumulativas até o desmame, considerando os efeitos de pai, mãe e grupo contemporâneo. Pode ser calculado em forma de DEP (Diferença Esperada na Progênie) e possibilita a eliminação das vacas inferiores (que deve ser feita sem considerar o pedigree ou aparência do animal, pois normalmente são as vacas “mais bonitas” que produzem os piores bezerros) e a seleção das vacas superiores a fim de melhorar a formação dos reprodutores (melhor gerenciamento das decisões).

D) Puberdade / Idade ao primeiro parto

A maturidade sexual da fêmea Nelore é reconhecidamente mais tardia que as raças européias O ideal da fêmea de corte em reprodução deve ser o início da reprodução aos 14 meses de idade (após o 2º cio), permitindo primeiro parto aos 2 anos de idade. Desta forma, a eficiência de produção é muito maior, permitindo um acréscimo considerável na taxa de desfrute do rebanho.

* Conclusão

Vacas maiores (mais pesadas) e mais leiteiras precisam maior oferta de comida ou podem comprometer a taxa de prenhez.
Quanto ao tamanho da vaca é considerável a utilização da medida da altura da anca (frame) para seleção dos animais moderados preferencialmente, evitando-se os extremos (muito altas ou muito baixas), mantendo assim a uniformidade.

E) Conversão alimentar

Esta característica tem extrema importância na avaliação da raça e sua capacidade de transformar alimentos forrageiros mais grosseiros (como os existentes no clima tropical) em carne.

F) Longevidade

Esta característica é das mais avançadas na raça Nelore, pois normalmente as vacas em produção se encontram em bom estado até os 12 anos de idade.

SELEÇÃO DE MACHOS

Os machos devem ser avaliados dentro das mesmas características bioeconômicas relacionadas como as fêmeas.

Os machos para fins de reprodução devem ter origem de pais melhoradores nos aspectos reprodutivos e produtivos e terem boa performance avaliada dentro do grupo contemporâneo para atributos como: peso ao nascer, peso ao desmame, ganho de peso pós-desmame, precocidade, musculosidade, conformação, tamanho e, principalmente, circunferência escrotal.

Após terem boa origem e comprovada superioridade na performance os machos devem ser submetidos à avaliação clínica geral, evitando-se qualquer defeito comprometedor como despigmentação, problemas deaprumos, cascos, mal temperamento, falta de repelência a insetos, outros defeitos genéticos, etc. Doenças da reprodução como brucelose, leptospirose, vibriose, trichomonose e outras devem ser controladas, levando em conta o histórico sanitário do rebanho.

A capacidade de serviço e libido devem ser confirmados a campo. Outros exames como espermograma, glândulas anexas e de pênis devem ser realizados quando necessários.

TOUROS PARA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL

Devem ser de bom “pedigree” e de performance comprovadamente de Elite além de terem confirmada a superioridade nas características de produção, através de confiáveis testes de progênie até a relação avô materno. Desta forma, evitamos o risco de termos touros melhoradores em ganho de peso e negativos na precocidade sexual ou na habilidade materna de suas filhas.

Metas Básicas Mínimas para Fêmeas de Corte em Regime de Pasto:

– Início de reprodução = 14 meses de idade;

– Peso das novilhas = 280 kg aos 13/14 meses;

– Peso das vacas paridas = 450 kg;

– Esta;cão de monta = 2 ciclos para novilhas e 3 para vacas;

– Taxa de prenhez anual = 90%;

– Período de gestação = 280 dias;

– Mortalidade máxima = 2% (incluindo abortos e natimortos);

– Peso ao nascer = 32 kg;

– Peso ao desmame = 220 kg.

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo