Notícias

Reposição – atingiu um teto?

Os preços dos animais para reposição estão firmes. A oferta pequena, basicamente, sustenta as cotações nos patamares atuais. O mercado não está tendo muita força para subir, mas derrubar as cotações também não está fácil.

Alguns fatores indicam que talvez os preços dos animais para reposição tenham atingido um teto e que se ainda continuarem subindo, isso ocorrerá em pequenas proporções.

Hoje, no Mato Grosso do Sul, a diferença entre os valores da arroba do boi gordo e do bezerro está em cerca de 24%. Um valor alto se considerarmos que nos últimos quatro anos essa diferença foi, em média, de 9,40%. Veja na figura 1 os valores da arroba do boi gordo e do bezerro nos últimos quatro anos.

Além disso, no primeiro trimestre deste ano, a taxa de abate de vacas já diminuiu em relação aos anos anteriores (-9% em relação a 2007). E ainda os frigoríficos estão relatando maior dificuldade na aquisição de vacas, que sumiram em algumas regiões. Outro indício de retenção de fêmeas e, conseqüente aumento de oferta de reposição no médio e longo prazo. (MGT)

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo