Adubação, Solos e Pastagem

Produção de biofertilizante

Biofertilizante é um tipo de adubo natural que passa por um processo especial de preparo.

Trata-se de um processo de fermentação anaeróbio, isto é, sem oxigênio no preparo.

A vantagem do uso desse tipo de adubo natural é que, ao contrário dos adubos químicos, o biofertilizante contribui para a melhoria da fertilidade do solo, dando mais vida ao terreno e melhorando as condições dele.

 

Passo a passo

  • Será necessária uma bombona plástica de 200l com a tampa rosqueada, a borracha de vedação, um pedaço de mangueira de 1,20cm , uma garrafa plástica e cola de boa vedação.
  • A bombona deve ter um furo feito na lateral da tampa. Esse furo pode ser feito com ferro quente ou com furadeira. Nesse furo, é preciso acoplar a mangueira que deve ficar cerca de 5cm para dentro do recipiente. A função da mangueira é permitir a saída de gás proveniente do processo de fermentação anaeróbio. Sendo anaeróbio, não tem presença de ar. Por isso deve ser usada uma cola de boa vedação, impossibilitando completamente a entrada de ar. E colocar a outra ponta da mangueira numa garrafa plástica com água.
  • O principal ingrediente do biofertilizante é o esterco fresco de gado. Serão necessários 100l do esterco ou a quantidade necessária para completar a metade da bombona plástica. Também será preciso 100l de água e 2kg de cinza de madeira (ou 1% do volume do recipiente). Depois que todos os ingredientes forem colocados dentro da bombona, eles precisam ser muito bem misturados.
  • É importante observar que a bombona não precisa estar completamente cheia, podendo restar de 20cm a 30cm vazios do seu volume total. Após bem misturados, é preciso lacrar a bombona usando a tampa rosqueável. Também é importante se lembrar do uso da borracha de vedação.
  • A fermentação dura 30 dias. Após esse período, a bombona deve ser aberta, e o seu conteúdo, o biofertilizante, pode ser usado nas diversas lavouras. Como no cultivo de grãos, de frutas, de hortaliças, de raízes e tubérculos.

Como usar

  • Para usar o biofertilizante no solo das lavouras, ele deve ser diluído.
  • No cultivo de grãos ele deve ser diluído numa dosagem de 10% a 20%. Assim, em um regador com aproximadamente 10l de capacidade, deve ser usado de 1l a 2l do fertilizante, completando o regador com água.
  • Para o uso em tubérculos e raízes, como mandioca, batata-doce, inhame e batata-inglesa, devemos usar uma diluição de 30% a 50%. De 3l a 5l do biofertilizante em um regador de 10l.
  • Já para uso em frutas permanentes, recomendamos a mesma diluição do caso dos tubérculos.

Obervação:

O uso de adubos naturais como esse biofertilizante é condizente com o conceito da sustentabilidade nas atividades agropecuárias. É portanto uma ferramenta agroecológica, que ajuda o produtor a aumentar a produtividade e diminuir os gastos na atividade.

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo