Dois fatores são fundamentais, quando tratamos de desperdícios: a ração e o tempo de vazio entre lotes.
Se montarmos um "Diagrama de Pareto" para compormos os custos de produção de ovos, veremos que a partir da estratificação das contas mais relevantes teremos a "conta" ração como sendo aproximadamente 75% dos custos diretos totais, descontadas as despesas administrativas, pode alcançar os 85%. Indubitavelmente, os custos relacionados à nutrição são os mais importantes, portanto são os que devem ser mais apropriadamente monitorados.
O outro ponto de desperdício mencionado, o tempo de vazio entre lotes, é de fundamental importância quando buscamos maximizar a utilização das instalações e o aumento de capacidade de produção.
Importante ressaltar que as bases do Sistema de Biosseguridade da granja devem ser preservadas, com a devida limpeza e desinfecção do aviário, porém os custos e despesas fixas em uma empresa de produção de ovos podem ser muito significativos, quando subutilizamos nossas instalações.
Se houver um foco adequado no planejamento de alojamento e produção (adequado às vendas), é possível obter ganhos adicionais relevantes para a empresa.