Após 5 meses seguidos de queda, o preço do leite pago ao produtor em dezembro de 2008, pela produção entregue em novembro, ficou estável em R$0,591/litro, na média dos 17 Estados pesquisados pela Scot Consultoria.
A cotação do leite caiu consideravelmente nos últimos meses, levando a queixas por parte dos produtores. A captação de leite pelas indústrias foi mais alta e as vendas de lácteos foram apenas razoáveis, com tendência de queda para janeiro, período em que o consumo normalmente diminui. Sem contar que as exportações caíram em novembro, resultando em sobra de lácteos no mercado interno, principalmente de leite em pó.
A verdade é que a fase não é boa nem para o produtor, nem para a indústria. Diante das incertezas sobre como se comportará o mercado em 2009, boa parte das empresas não consegue opinar a respeito do comportamento dos preços para o pagamento que será realizado em meados de janeiro. Tudo vai depender da demanda, se ela vai ou não absorver a produção. Para o produtor isso significa que a atenção e o acompanhamento do mercado ao longo de 2009 devem ser redobrados, para que decisões certas sejam tomadas. (CPT)