Notícias

Minas Gerais criará pólo de excelência do leite em Juiz de Fora

A Secretaria de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais está coordenando a criação de um “Pólo de Excelência do Leite” em Juiz de Fora. O anúncio foi feito pelo secretário Alberto Duque Portugal, no último dia quatro, no Instituto de Laticínios Cândido Tostes, órgão ligado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Reunido com reitores e pró-reitores das Universidades Federais de Viçosa, Juiz de Fora e Lavras, além do presidente da Epamig, Baldonedo Arthur Napoleão e do chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, entre outras autoridades, Portugal informou que o Pólo faz parte do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado e visa fortalecer a Zona da Mata mineira como centro de excelência nas pesquisas relativas à produção de leite e derivados.

“A região conta com instituições que são referências nacionais para a cadeia produtiva do leite”, diz o secretário. Com a criação do Pólo, espera-se atrair o investimento de empresas no estado. Além de recursos da Secretaria de Ciência e Tecnologia, o pólo aporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) Sebrae e setor empresarial.

A idéia de tornar Juiz de Fora um centro de excelência em leite e derivados surgiu há três anos como parte do programa de governo do então candidato a prefeito Custódio Matos. O projeto ganhou força no governo de Aécio Neves e se diversificou. Além do Pólo do leite, o primeiro a ser implantado, serão criados outros pólos de excelência em Minas Gerais como o do Café, Mineração, Biotecnologia, Informática etc. “Queremos com isso consolidar a liderança de Minas Gerais em setores estratégicos”, afirma Portugal.

A expectativa é que o lançamento do Pólo ocorra dentro de dois meses. Para o chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, essa iniciativa irá fortalecer ainda mais os trabalhos da instituição em prol da cadeia produtiva do leite. “A Embrapa Gado de Leite está ampliando o seu perfil de trabalho. Hoje, nossas pesquisas vão além da produção de leite na fazenda. Temos o propósito de atuar em todos os elos da cadeia produtiva e o trabalho integrado com o Instituto de Laticínios Candido Tostes e universidades será fundamental para isso”, diz Martins.

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo