Por: Hyberville Neto
O mercado de receptoras teve um bom desempenho nos primeiros meses de 2010 e segue aquecido na maioria das regiões pesquisadas.
Em São Paulo, no entanto, os negócios estão mais fracos. Existe dificuldade na compra de receptoras. Tal comportamento acompanha a tendência de aumento nos preços da reposição.
Com a reposição subindo a passos largos, todo o setor de genética fica propenso ao aquecimento, influenciado também pela alta na cotação do boi gordo. Quem possui fêmeas, tende a retê-las para a produção de bezerros e, com isso, cai a oferta de vacas no mercado. A boa disponibilidade de pastagens auxilia esta estratégia.
Com isso, o cenário é de boa demanda pelas receptoras e fraca oferta de vacas para tal fim.
Em Minas Gerais, existe a expectativa quanto à Expozebu, que acontece no final de abril (28/4 a 10/5) e deve ditar o rumo do mercado nos próximos meses.
Os preços das receptoras prenhes estão, em geral, em R$1.880,00, tomando São Paulo como referência. Na maioria dos estados, o valor cobrado é de 23@ de boi gordo. Em Minas Gerais, o preço de uma receptora prenhe está em torno de R$1.720,00.