Artigos

Glinhas: Como tratá-las

“Perdemos quinhentas aves entre pintos, frangos e galinhas com a chamada peste New Castle. As aves eram criadas soltas na fazenda para consumo da família e hobby de aposentado. Elas perdiam o equilíbrio, abriam as asas e esticavam o pescoço, soltando pelo bico um líquido branco ou incolor. Assim também eram as fezes. Restam 20 ou mais aves. Depois que colocamos um remédio na água, elas pararam de morrer. Agora queremos a prevenção. Como fazê-la? Quando fazê-la? E os ovos, podem ser consumidos?”

O quadro narrado é preocupante, remete a sintomas de doenças com sintomatologia nervosa. Uma delas, como explica o coordenador técnico da Emater-Minas, Dirceu Alves, é o botulismo, que pode ser transmitido entre os animais e ao ser humano, levando à morte.

Segundo o especialista, é importante que as aves mortas sejam enterradas e não sirvam de alimento para outros animais. Os ovos dessas galinhas, assim como a carne, não devem ser consumidos.

O indicado é que um veterinário examine as aves para fazer um correto diagnóstico da doença.

Feito isso, caso seja constatado que realmente se trata da peste New Castle, os pintinhos e as aves adultas poderão ser vacinados.

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo