Notícias

Farsul pede redução temporária de ICMS sobre trigo

Medida deve servir para incentivar negócios

O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Sperotto, propôs nesta segunda-feira (2/6) em reunião com o governador Tarso Genro (PT) que o Estado reduza temporariamente a alíquota de ICMS sobre a comercialização de trigo para outros Estados. O objetivo é incentivar os negócios e enxugar o estoque estimado em 900 mil toneladas.

Os produtores pedem que o imposto passe de 8% para 2%, para igualar a alíquota com a do Paraná, outro grande produtor do cereal. Em nota, a Farsul informou que a medida valeria por até dois meses, ou enquanto o Rio Grande do Sul tivesse trigo armazenado.

A Farsul também reivindica, em Brasília, a manutenção da Tarifa Externa Comum (TEC) de 10% para o trigo importado de fora do Mercosul, como forma de garantir a competitividade do produto nacional. Indústrias do centro do País, no entanto, pressionam o governo para que a tarifa seja eliminada ou, pelo menos, reduzida. “Estamos com apoio forte do Ministério da Agricultura no sentido de não haver retirada da TEC enquanto temos estoque”, afirmou Sperotto no comunicado.

 

Por: Estadão Conteudo

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo