Notícias

Falta de chuva no norte de Goiás preocupa criadores de gado

Em Porangatu, a maioria dos córregos não têm mais água.

Sol forte já consumiu boa parte das pastagens.

A seca persiste na região norte de Goiás, onde não chove há mais de 90 dias. Agricultores de assentamentos em Porangatu estão vendendo os animais por causa da falta de água e de alimento.

A temperatura atinge quase 40ºC e a umidade relativa do ar já baixou a 12%. A seca preocupa pequenos e grandes pecuaristas porque os principais rios do município estão com o nível baixo e a maioria dos córregos não têm mais água.

A seca prejudica principalmente os moradores de assentamentos, em uma propriedade rural, por exemplo, a única fonte de água era tirada de um córrego, que hoje se encontra completamente seco. Sem ter de onde tirar água para o gado, o pequeno produtor teve que vender alguns animais para diminuir a criação.

No assentamento Salvador Allende, onde moram 64 famílias, a situação também é considerada crítica. Na propriedade de Dinamara Freitas, a pouca água que restou serve apenas para o uso diário. Ela conta que por causa da seca teve que vender todo o rebanho por falta de pasto.

Manoel Cordeiro também foi obrigado a vender quase todos os animais. No assentamento onde ele mora, o sol forte consumiu boa parte das pastagens.

 

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo