Notícias

EUA: principais importadores de carne de frango no 1º semestre

O quadro tende a mudar com o embargo imposto no início deste mês pelo presidente russo Vladimir Putin à carne de frango e a outros produtos agropecuários de origem norte-americana. Mas no primeiro semestre de 2014 a Rússia ainda se manteve como o segundo importador da carne de frango dos EUA, atrás apenas do México. Isto, a despeito de ter reduzido suas compras em mais de 10% no período.

Independente, no entanto, do que venha a ocorrer neste semestre, o quadro atual de importadores da carne de frango norte-americana tem diferença marcantes em relação a anos anteriores. Como exemplo, tomem-se os resultados registrados cinco anos atrás, nos 12 meses de 2009.

Então, a Rússia, que detinha o título de maior importador mundial do produto, absorveu quase um quarto (23,6%) das exportações de frango dos EUA, enquanto o México respondeu por outros 12%. Quem ficou na terceira posição naquele ano foi a China, com 10,7% das importações totais, reservando-se o quarto lugar para o vizinho Canadá, com 3,8% do total.

Quadro atual: houve uma inversão entre o primeiro e o segundo lugares. A posição russa foi ocupada pelo México, que ora responde por pouco mais de um quinto do volume total (21,24%). Já a fatia da Rússia nesse bolo recuou quase 70%, o país respondendo, agora, por menos de 7,5% das exportações norte-americanas.

A China, outrora terceiro maior importador, também apresentou significativo recuo. Agora está na sétima posição. E se antes absorvia quase 11% das importações de carne de frango dos EUA, agora responde por menos de 3,5%.

Entre os quatro primeiros importadores de 2009, apenas o Canadá mantém a posição original – quarto lugar. E sem aumentar significativamente suas compras, pois sua participação anterior, de 3,8% está agora em 4,3%.

Notar, a propósito dos 10 principais importadores de 2014, que no primeiro semestre Hong Kong aumentou suas compras em mais de 50% – o que pode sugerir minimização da queda de participação da China. Mas não é bem assim: juntos, China e Hong Kong importaram neste ano o equivalente a 6,68% das exportações de frango dos EUA. E esse índice de participação corresponde, praticamente, à metade do que foi registrado em 2009 – 13,24%.

 

Fonte: Avisite

 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo