Agronegócio

Época de planejamento

O inicio do ano, geralmente, traz consigo a necessidade de avaliar o ano que passou e planejar o que começa, projetando novas metas para o novo ano. As propriedades rurais, como empresas que são, também precisam cultivar este hábito de gerenciamento. Do ponto de vista financeiro, analisar despesas e receitas, verificando os resultados, é o primeiro passo para definir, de forma embasada, as metas do ano que vem pela frente.

Caso sua propriedade não possua dados para esta análise anual, sempre é tempo para começar. Embora o controle financeiro possa ser iniciado a qualquer momento, o início do ano é propício. A ajuda de um profissional que tenha um maior entendimento do assunto é muito válida, porém, de início, para vislumbrar a importância dessas análises e planejamentos, você mesmo pode iniciar com cálculos simples.

Uma das primeiras medidas é descrever os custos e receitas de seu negócio, o que permitirá encontrar o custo do seu produto, que é um importante indicador. Para isso, o controle das despesas é imprescindível. Arquivar as notas dos produtos comprados e descrevê-las, em uma planilha de Excel, por exemplo, poderá ser um bom início. Além de descrever as notas de compras, todos os outros gastos também devem ser considerados, como mão de obra, impostos, entre outros.

O controle de estoque também é importante na determinação do custo do produto, porque a partir dele poderá ser avaliado o que realmente foi gasto no mês, que é o que deve entrar no cálculo. Para auxiliar neste controle, um caderno para anotar os gastos com medicamentos, alimentos e outros produtos que possam ter uso irregular durante o mês se faz necessário. A princípio, a implantação destas anotações não será simples, mas é possível com disciplina.

O controle do que foi consumido é importante porque o cálculo do custo do produto é formado pelas despesas divididas pela produção. Caso você tenha comprado 500 quilos de milho, por exemplo, e tenha utilizado somente 300 naquele mês, deve ser considerada somente esta quantidade no cálculo do custo do produto no mês.

Tendo em mãos todas as despesas do mês, divididas pela produção daquele mês, chega-se ao custo do produto. Por exemplo, se o custo total do mês foi de R$7.000,00 e a produção de leite foi de 15000 litros, o custo do litro de leite produzido foi de R$0,47. Este valor é importante para visualizar se o custo está muito alto e assim poder tomar medidas para reduzir os gastos.

Uma ação que pode ser feita no início é descrever as despesas por grupos, como mão de obra, medicamentos, alimentos, etc. Assim, quando você se deparar com um custo de produção alto poderá voltar aos custos divididos por grupos e identificar onde deverá atuar para reduzir as despesas.

Estas avaliações poderão ser mais complexas tanto quanto maior for a propriedade, o que poderá indicar a necessidade de um profissional para melhor lhe orientar, a presença de um funcionário para organizar os dados e até um software para melhor avaliação dos dados. Estas primeiras análises poderão lhe mostrar o quão importante é a avaliação financeira para o sucesso de uma propriedade rural. Neste ano que se inicia, que esta possa ser uma das mudanças a serem implantadas em sua propriedade.

 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo