Os sistemas agrissilvipastoris (introdução de árvores em áreas de pastagens) serão tema de simpósio internacional realizado pela Embrapa Gado de Leite, com apoio da FAPEMIG. O evento irá ocorrer de seis a oito de novembro, na sede da instituição, em Juiz de Fora, Minas Gerais.
Entre os objetivos do Simpósio Internacional sobre Sistemas Agrossilvipastoris da América do Sul está debater o bioma Mata Atlântica do ponto de vista ambiental e sócio-econômico. O evento pretende discutir as tecnologias de produção de biomassa vegetal e animal em sistemas agrossilvipastoris, bem como avaliar alternativas de renda baseadas no potencial de ‘seqüestro de carbono’ em áreas de pastagem por meio da consorciação com as árvores.
O Simpósio irá demonstrar os resultados obtidos pela Embrapa Gado de Leite na pesquisa e desenvolvimento desses sistemas, indicando sua importância como modo de produção sustentável. Aspectos sócio-econômicos, ambientais e o aumento da produtividade, serão abordados durante as palestras. A Manutenção da umidade do solo, controle da erosão e ciclagem de nutrientes serão outros aspectos colocados em debate.
O público alvo do evento é formado por pesquisadores, professores universitários, técnicos da extensão rural, profissionais liberais ligados ao tema e estudantes. Outras informações a respeito podem ser obtidas pelo e-mail simpósio.ssp@cnpgl.embrapa.br ou pelo telefone 3249-4740.
Rubens Neiva
Jornalista – Embrapa Gado de Leite