Notícias

Despreparo é a principal causa de acidentes de trabalho no campo

Cerca de 700 mil trabalhadores rurais sofrem acidentes por ano, no Brasil. Previdência gasta com o afastamento cerca de R$ 70 bilhões. Um levantamento realizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) mostra que, por ano, quase 700 mil trabalhadores rurais sofrem acidentes no campo no Brasil, a maior parte durante a operação de máquinas agrícolas.

José Eduardo Otrera não é mecânico, mas estava em cima de uma colheitadeira de café tentando consertar um defeito quando um acidente aconteceu. O resultado foram cinco fraturas no braço e na perna. “Fiquei nove meses de cama. Andei de cadeira de rodas, muleta, hoje eu faço uso de bengala porque não posso andar em terreno irregular, não posso subir rampa e não posso subir escada”, conta.

Cerca de 700 mil trabalhadores rurais sofrem acidentes como esse, por ano, no Brasil, e a Previdência gasta com o afastamento dessas pessoas cerca de R$ 70 bilhões. O estudo apontou ainda que um em cada três acidentados precisa ser aposentado por invalidez.

O manuseio de máquinas agrícolas está entre as atividades mais perigosas para o trabalhador e 70% dos acidentes rurais estão relacionados aos tratores. Em segundo lugar, aparecem as motosserras.

Na opinião de Gilberto Pereira, médico responsável pelo estudo, a maioria dos acidentes acontece por despreparo dos trabalhadores. “Em pergunta aos entrevistados, a falta de atenção vem em primeiro lugar na causa dos acidentes, outro motivo é a falta de orientação. A gravidade da situação que atendemos em nossos serviços sem mantém elevada”, diz.

 

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo