Notícias

Criadores do sul do PR enfrentam problemas para escoar o leite

Muitas estradas ainda estão interditadas por causa da chuva.

Passagem de veículos foi interrompida, trazendo muitos prejuízos.

No Paraná, na região de Guarapuava, os produtores de leite ainda se recuperam dos estragos causados pela chuvarada do começo do mês. Os animais estão rendendo menos e está difícil escoar a produção por causa da condição das estradas.

Roberto Mendes estava acostumado com uma boa produção de leite na propriedade. Ele conseguia 200 litros por dia, mas com as chuvas da semana retrasada, faltou energia elétrica no campo, ele teve que ordenhar manualmente as 14 vacas em lactação por vários dias e acabou estressando os animais. A produção caiu pela metade e ainda não voltou ao normal.

Em quatro dias de chuvas intensas, Guarapuava registrou 422 milímetros de chuva, volume três vezes maior que o esperado para todo o mês. A zona rural foi bastante atingida, casas foram destruídas e pastagens ficaram alagadas. As estradas também foram prejudicadas.

A Secretaria de Agricultura do município estima que dos 4,2 mil quilômetros de estradas rurais da região, 300 foram danificados pelas chuvas. Em alguns pontos, os estragos foram menores, apenas dificultando a passagem, mas em outros, a situação é mais grave. Estradas inteiras foram levadas pela força das águas, deixando a passagem de veículos impossível e trazendo prejuízos para os produtores rurais.

Para não perder a produção, tem produtor que levanta mais cedo e vai pessoalmente entregar o leite, como Maria Zaviruka.

“Os pontos críticos estão sendo recuperados e o caminhões estão conseguindo coletar o leite, mas ainda tem muita propriedade com problemas”, diz Valdir Tambosetti, zootecnista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

 

Por: Globo Rural

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo