Aquicultura (Piscicultura)

Criação de peixes em tanque-rede

Ultimamente a piscicultura em tanque-rede tem se desenvolvido muito em Minas Gerais, e particularmente na região dos municípios banhados pelo Lago de Furnas, no Sul de Minas. Essa atividade, que tem como característica a criação intensiva de pescado, iniciou-se em Furnas por volta de 1995, e hoje conta com mais de 500 piscicultores e cerca de 5 mil gaiolas. A produção estimada está em torno de 7 mil toneladas anuais de peixe, dependendo do nível de água do reservatório. A principal espécie cultivada é a tilápia.

O interesse dos produtores tem aumentado bastante pela exploração devido à boa rentabilidade que ela tem oferecido. No entanto, alguns cuidados básicos devem ser observados para alcançar bons resultados.

Cuidados básicos

Confira algumas dicas importantes para desenvolver a atividade:

Seleção do local

O local com profundidade adequada, com boa qualidade da água e livre de predadores, embarcações e outros obstáculos;

Estruturas de contenção

Gaiolas seguras devem ser feitas em arame galvanizado revestido de polietileno, capazes de oferecer resistência à fuga dos peixes e a entrada de predadores;

Qualidade do material Genético

Os peixes a serem criados deverão ser oriundos de piscicultores credenciados e com histórico no fornecimento de material de qualidade e isento de doenças;

Qualidade da ração

Este é um dos fatores preponderantes para o sucesso da criação. Existem várias marcas de ração para peixes no mercado, no entanto não se pode tomar por base apenas o preço para a seleção do melhor alimento. Ração de boa qualidade possibilita uma boa conversão alimentar e menor custo de produção. O peixe bem alimentado apresenta menor estresse e fica menos sujeito a enfermidades.

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo