Artigos

Cria de terneiros em lactação

PRIMEIRA ETAPA
Duração aproximada de 55 a 60 dias

INGRESSO
O desmame e confinamento do terneiro (ou terneira) na Bezerreira Sinuelo deverá ocorrer quando o animal compoletar dois ou três dias.

É importante que  animal tenha perfeita desinfecção umbilical que deve ser realizada dentro de suas primeiras seis horas de vida. Principalmente no verão é interessante a aplicação de    1 c/c de Invermectina.

Outro fator de máxima importância no período pré-desmame é que o animal tenha mamado abundantemente o colostro das primeiras mamadas.

Cada animal deve estar perfeitamente identificado e anotadas todas as ocorrências observadas.

LEITE
Deve receber duas doses diárias de leite, com temperatura aproximada de 37º.C, iniciando com um (1) litro, até chegar aos dois litros (2) em cada porção, somando assim quatro litros dia.

RAÇÃO
Fornecer ração balanceada de boa qualidade, iniciando com poucas gramas até chegar ao consumo de 1 kg/dia. Quando alcançar o consumo de 1 kg/dia de ração podemos passar a segunda etapa.

ÁGUA
Absolutamente limpa e fresca, servida após o leite, com fornecimento permanente, principalmente no verão.

SANIDADE
Vacinar com base imunizante bacteriana e viral de acordo com as recomendações sanitárias. No caso de diarréia, suspender temporariamente o fornecimento de leite e ração, fornecendo água com sais hidratantes duas vezes ao dia.
Sintomas mais sérios, com orelhas caídas, problemas respiratórios e infecções , devem receber imediatamente asssitência veterinária.

ROTINA
Lavar e desinfectar periódicamente os baldes utilizados na alimentação e fornecimento de água, bem como os demais utensílios utilizados, com cloro e detergente.

Remanejar a novos locais a Bezerreira de dois em dois dias, desinfectando o local com produto a base de amoníaco.

A partir do trigéssimo dia deve ser iniciado o fornecimento de feno de muito boa qualidade.

É importante manejar corretamente a cobertura da Bezerreira, garantindo proteção contra a chuva e o frio, principalmente no inverno, provendo boa sombra e aeração no verão (baixar ou retirar a cortina das paredes).

IDENTIFICAÇÃO

Como última operação desta primeira etapa, os animais devem receber sua identificação definitiva (tatuagem), podendo ser fotografados (se for o caso).

SEGUNDA ETAPA
Duração aproximada 45 a 60 dias.

INGRESSO
Aplicar vacinas de imunização bacteriana e viral, antiparasitário oral (10 cc ou 2 cc de Invermectina) e vitamínico mineral injetável . Proceder a descornação se for o caso.

ALIMENTAÇÃO
Fornecer balanceados moderadamente , feno, pré-secado e pastagem de boa qualidade.

ROTINA
Após mais 30 dias voltar a desparasitar, eventualmente aplicar vitamínico mineral.
Constante observação e tratamentos adequados, antecipando problemas individuais (transtornos respiratórios, diarréias, etc).  

TERCEIRA ETAPA
Duração mínima 60 dias, de acordo ao desenvolvimento corporal.

INGRESSO
Revisão sanitária, aplicando novo antiparasitário.  As fêmeas devem receber a vacina contra Brucelose e providenciar o corte das tetilhas supernuméricas.

ALIMENTAÇÃO
Milho laminado, até 2 kg/dia por cabeça.  Pastagem de boa qualidade, silagem, feno e/ou pré-secado.

QUARTA ETAPA
A Campo

Destinar os animais a campo de boa pastagem, tendo como objetivo chegar a maturidade sexual aos 16 meses, com 340 kg. e prontos para entrar em serviço.

Aplicar antiparasitários de forma periódica a cada 60 dias.

VACINAÇÃO
Aftosa de acordo ao calendário oficial e Carbúnculo em Setembro. Base imunizatória viral e becteriana.

REPELENTES
E banhos, caso sejam necessários.

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo