Devido o Brasil ser um país de grande extensão territorial e possuir condições climáticas favoráveis, a agricultura é considerado um dos tentáculos de grande importância econômica.
A mecanização por sua vez pode ser responsável por quase metade do custo por hectare, sendo assim o gasto com combustível abrange aproximadamente um terço das despesas.
Como o diesel de petróleo é considerado um recurso natural não renovável, é grande a procura de produtos que sirvam de alternativa viável para essa questão. Dessa forma a FCAVUNESP de Jaboticabal, representada pelo prof. Afonso Lopes, construiu uma parceria com a USP de Ribeirão Preto, representada pelo prof. Miguel J. Dabdoub, com o objetivo de avaliar o desempenho de um trator funcionando com biodiesel.
O que é Biodiesel ?
De acordo com a equipe, o biodiesel é um biocombustível produzido a partir de qualquer óleo vegetal, o qual passa por uma reação química com álcool anidro na presença de catalisadores.
Entretanto, o professor Miguel Dabdoub, da USP evidencia que o LADETEL – Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas, tem a responsabilidade e o domínio da tecnologia para que a produção seja técnica e economicamente viável tanto a base de óleo degomado, residual ou refinado, usando álcool etílico ou metílico. Este biocombustível é produzido e analisado na USP de Ribeirão Preto e fornecido para testes no Laboratório de Mecanização Agrícola da UNESP de Jaboticabal, sob a responsabilidade do Prof Afonso Lopes.
Os ensaios
Nesse estudo de desempenho utilizou-se um trator 4×2 TDA, Valtra modelo BM 100 (100 cv) e biodiesel produzido a base de óleo residual com álcool etílico. Para tanto avaliou-se 5 proporções de mistura biodiesel-diesel (0-100%, 25-75%, 50-50%, 75-25% e 100-0%) combinado com 4 velocidades de deslocamento do trator. O trabalho foi conduzido em condição de campo, em situação de preparo do solo com grade aradora. De acordo com os resultados observou-se que consumo de combustível reduziu a medida que se aumentou a quantidade de biodiesel até a proporção de 50%; isso devido ao biodiesel conferir melhor característica de lubrificação ao motor. Nas proporções de 75 e 100% o consumo voltou a crescer, agora explicado em função do menor poder calorífico do biodiesel em relação ao diesel de petróleo, embora não se observou nenhum problema de funcionamento do trator quando alimentado com 100% de biodiesel.