O avanço ocorrido na colheita de soja semana passada na Argentina foi de 6,3 pontos percentuais, alcançando com isso 85% da área. O volume colhido passou para 41,54 milhões de toneladas, superando o obtido na safra anterior, correspondente a 41 milhões de toneladas. As lavouras têm apresentado um rendimento médio 3.060 quilos por hectare, uma queda de 10 kg/ha na última semana, mas 14,5% superior em relação ao ciclo passado.
Milho:
O tempo mais seco da semana anterior permitiu agilizar a colheita de milho em algumas regiões, no entanto restam ainda muitas plantações tardias ou de segunda safra que estão em final de ciclo.
Em conseqüência do progresso dos trabalhos, a área colhida chegou a 63,5% na sexta-feira (18-05). O avanço foi de 3,5 pontos percentuais, ainda que mantenha um atraso de 9,5% ante a safra anterior. As boas condições climáticas dessa semana devem definir a continuação da colheita, supondo um maior avanço na medida em que se complete a colheita de soja.
O rendimento médio alcançado foi de 83,77 sacos por hectare, levemente inferior ao registrado na semana retrasada, mas muito superior à safra 2005/06 que atingiu 64,3 sacos por hectare.
A colheita das áreas menos produtivas começam a diminuir o valor total da produtividade do produto. No entanto algumas regiões obtém um rendimento de superior a média nacional. Estes dados gerais permitem inferir que o rendimento médio final da safra ficará em torno de 80 sacos por hectare, o que deve resultar em uma produção total de 22.500.000 de toneladas de milho. As informações são do Agrodiario.