Grão é cotado pelo mesmo preço da soja e anima os produtores.
Em todo o estado, área cultivada com canola deve chegar a 50 mil ha.
Os produtores do Rio Grande do Sul plantaram mais canola este ano. Agora, eles esperam que o clima ajude a garantir uma boa produtividade.
Em uma propriedade em Cruz Alta, região noroeste do Rio Grande do Sul, foram plantados 135 hectares com canola. O agricultor Sérgio Bronzati planta um ano trigo e canola em outro para fazer a rotação de cultura, recomendada para manter a saúde do solo. O grão vendido pelo mesmo preço da soja é o que mais anima o produtor.
A plantação está com 60 dias de desenvolvimento, aos poucos, as flores amarelas, características da cultura, começam a aparecer e enfeitar o campo. A previsão é que a cultura seja colhida entre o final do mês de setembro e início do mês de outubro, mas para se pensar em boa produtividade é preciso reduzir a chuva e aumentar a luminosidade.
Em todo o Rio Grande do Sul, a área cultivada com canola deve chegar a 50 mil hectares, aumento de quase 50% em relação a safra passada, de acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Canola. O estado responde por 80% da safra nacional.
Por: Globo Rural
Fonte: Globo Rural