Adubação, Solos e Pastagem

Arborização de Pastagens

O nosso clima tropical é caracterizado por apresentar elevadas temperaturas, exercendo forte influência em todas as etapas produtivas. O estresse térmico acarreta redução da produtividade e, em consequência, prejuízos econômicos.

Muito além de o bem-estar animal estar relacionado com o conceito moral que envolve a criação de animais, por meio da harmonia entre eles e o ambiente, é preciso contribuir na promoção da saúde e felicidade deles.

A faixa de temperatura na qual os animais estão em condições ideais é conhecida como “zona de conforto”. A posição em que se encontra reflete se ele está ou não em situação de conforto. Se estiver deitado, indica que está confortável. Se permanecer em pé, pode indicar desconforto.

Os bovinos são ruminantes que passam até oito horas mastigando. Só depois desse período, com o auxílio de micro-organismos, protozoários, bactérias e fungos, que o alimento é digerido. As vacas leiteiras de alta produção são as que mais sofrem com os efeitos do estresse térmico. Elas reduzem o consumo de alimentos e assim diminuem a produção de leite.

Portanto, a arborização das áreas de pastagens é um dos mais importantes investimentos tecnológicos ao incremento da produtividade animal. A sombra ameniza a radiação solar recebida diretamente pelos animais.

Vantagens

>> Controla a radiação solar, temperatura do ar, umidade relativa, a velocidade e o poder dessecante dos ventos;

>> Melhora a fertilidade do solo, a qualidade das pastagens e a dieta alimentar dos animais;

>> Oportuniza a reciclagem de nutrientes e o aproveitamento das águas das chuvas;

>> Auxilia na descompactação do solo e no controle da erosão;

>> Contribui para a diversificação de atividades, como produção de madeira, frutas, etc.

>> Fornece alimento e abrigo à fauna silvestre, principalmente os pássaros, valiosos aliados no controle de inúmeras pragas;

>> Influencia na maior dispersão de excrementos dos animais e no controle de pragas e doenças do rebanho;

>> Valoriza a propriedade.

Importância

Proporcionar a quantidade de sombra necessária ao abrigo de todos os animais, ao mesmo tempo, em qualquer hora do dia, é uma condição muito importante para evitarmos prejuízos no desempenho deles.

Sabemos que os bovinos optam pelo sombreamento natural ao artificial, e geralmente preferem a sombra das árvores às estruturas construídas. A vegetação tem um comportamento seletivo em relação aos comprimentos de ondas, absorvendo cerca de 90% da radiação visível e 60% da infravermelha, e assim ocorre a atenuação da radiação de onda curta, o que reduz o aquecimento.

Na prática

>> Um bom exemplo de árvore indicada para permanência e plantio em pastagens é o ingá (Inga spp.), espécie pioneira e de larga distribuição geográfica. Ela tem crescimento rápido e fornece alimento nobre com mais de 18% de proteínas.

>> Alguns cuidados são imprescindíveis à implantação e manutenção da arborização de pastagens. Um deles é não realizar queimadas, pois esta prática destrói sem critérios toda a arborização existente.

>> Outra dica é a limpeza de pasto seletiva, com somente a eliminação de espécies indesejáveis. É importante a permanência de plantas que fornecem sombreamento e alimento.

>> Para aumentar ainda mais os efeitos positivos proporcionados pela arborização, recomenda-se distribuir os cochos de água e alimento próximos à sombra ou embaixo da dela.

Dica

Uma excelente alternativa é arborizar as cercas da propriedade. Com o passar do tempo, além dos benefícios da arborização, elas substituirão os mourões com muito maior longevidade.

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo