1 – Antes de tudo: incrementar a alimentação. Usar feno, silagem, hidroponia, palhadas, bagaço de cana, folhas, ramas. Tudo o que parecer. Se possível, economizar na ração concentrada.
2 – O sal mineral deve estar sempre no cocho. Para ser consumido à vontade.
3 – No caso de ração concentrada, prefira o seguinte procedimento:
Cabritos = 200 gramas com 18% de proteína bruta por dia + volumoso de boa qualidade (feno, capim)
Fêmeas em final de gestação (60 dias antes de parir) e fêmeas em inicio de lactação (primeiros 30 dias) = 500 gramas com 16% de proteína bruta/dia e volumoso de boa qualidade.
Fêmeas em estado de monta (30 dias antes e durante o período de reprodução) = 500 gramas com 16% de proteína bruta/dia e volumoso de boa qualidade.
Reprodutores em estação de monta (2 meses antes e durante o período de reprodução) = 500 gramas com 14% de proteína bruta/dia e volumoso de boa qualidade.
4 – Faça você mesmo sua ração. Eis um bom exemplo na tabela abaixo:
5 – Vistoriar diariamente os animais. De preferência, pela manhã, no momento em que for soltando. Preste atenção aos seguintes pontos:
– Olhos = coloração diferente, presença de secreção, mucosa esbranquiçada, etc.
Narinas = secreção.
Boca = feridas, bolhas.
Traseiro = Diarréia
Cascos = Espinhos, crescimento irregular, etc.
Pêlos = eriçados (espinhados), queda de pêlos, etc.
Corpo = presença de caroços.
Comportamento = animal isolado, triste, cambaleante, com tremores musculares, etc.
6 – Quando perceber algum sinal de anomalia, procure rapidamente o veterinário. Mais vale gastar um pouquinho com o veterinário do que perder muitos animais, ao mesmo tempo.
7 – Separar os animais de acordo com categorias: machos, fêmeas em gestação, fêmeas em lactação, cabritos e cabritos desmamados. Cada grupo deve permanecer em piquetes e baias separadas.
8 – Não se esqueça: mantenha os macho sempre separados das fêmeas, para evitar que as fêmeas muito jovens sejam cobertas.
9 – Muita atenção para com as fêmeas que estão perto do momento de parir. Elas precisam ficar em instalações ou piquetes próximos às instalações. Cada produto que nasce é lucro para você.
10 – Escolha bem os reprodutores para que acrescentem melhoramentos ao rebanho.