Notícias

USDA projeta para 2015 aumento de 5% na produção brasileira de carne de frango

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) acaba de divulgar suas primeiras previsões para a possível produção, exportação e consumo interno brasileiros de carne de frango em 2015. O estudo também traz o projetado para 2014, mantendo estimativas que haviam sido divulgadas em abril deste ano.

Para o corrente exercício, o USDA mantém a previsão de uma produção 3% maior que a registrada em 2013, enquanto as exportações tendem a uma expansão da ordem de 3,4%, fazendo com que a disponibilidade interna do produto aumente pouco mais de 2,8%. 

Notar, aqui, que em suas projeções o USDA não considera, nas exportações, as vendas de pés e patas de frango. Daí a indicação de volume inferior ao que vem sendo previsto internamente (algo não muito distante dos 4 milhões de toneladas), o que, por sua vez, interfere nas projeções de disponibilidade. Neste caso, o consumo per capita (calculado pelo AviSite a partir de projeções do IBGE para a população brasileira) fica ligeiramente aquém do volume apontado na tabela.

Nas projeções para 2015, o USDA aponta perspectivas mais otimistas: aumento de 5% na produção e uma expansão de quase 12% nas exportações, com o que a disponibilidade interna do produto teria índice de expansão (+2,3%) muito similar à prevista para 2014. 

De toda forma, o índice de incremento da oferta interna (+2,8% em 2014; +2,3% em 2015) supera o índice de incremento vegetativo da população brasileira (agora inferior a 1% ao ano, pelas projeções do IBGE). Assim, o consumo per capita brasileiro de carne de frango continuará com crescimento real. 

 

Fonte: Avisite

 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo