Notícias

Treinamento destaca ações para manter a qualidade do grão

Há diversos fatores que influenciam no manejo adequado de pragas em armazéns, como a correta identificação da espécie, o tipo de unidade armazenadora, as condições de aplicação do inseticida, a eficiência dos inseticidas empregados, o monitoramento e a resistência das populações de pragas aos inseticidas em uso. Com o objetivo de aprimorar as ações para o controle eficiente dessas pragas e a manutenção da qualidade dos grãos, a Cotrijal realizou junto a seus colaboradores, nos dias 12 e 13 de agosto, treinamento sobre Tratamento Curativo de grãos (expurgo). A programação deu sequência aos treinamentos que iniciaram em julho, visando a adequada estocagem de grãos para a próxima safra.

Divididos em duas turmas, cerca de 76 colaboradores – coordenadores operacionais, operadores de armazém e técnicos de controle de qualidade de grãos – acompanharam exemplos e situações sobre o controle de pragas (insetos de grãos) que agem nos armazéns. A coordenação esteve a cargo do engenheiro agrônomo da Protection, Tarcísio Moreira, que conduziu pela parte da manhã os trabalho teóricos e após realizou a visita nos armazéns da sede da cooperativa, em Não-Me-Toque. “Nosso objetivo é garantir os altos índices de qualidade. Essa exigência acompanha a evolução do mercado e a necessidade de um serviço de referência”,comentou Moreira.

Luciano Arno Bloss, coordenador operacional da unidade Pinheiro Marcado (Carazinho), revela que os processos detalhados no treinamento fazem parte do dia a dia da unidade. “É muito importante reforçar ao grupo de colaboradores a necessidade de estar atento a questões pontuais, que exigem atenção, e atualizar informações sobre melhorias que podem ser implantadas para que possamos garantir a qualidade demandada pela indústria”, observou, citando, como exemplo, a necessidade da adequada vedação dos silos.

Segundo o gerente de Armazenagem de Grãos da Cotrijal, Tadeu Garibotti, há a necessidade de dar a devida atenção e importância ao controle desses insetos para manter a qualidade dos grãos. “O manejo adequado dos insetos depende de boas medidas de limpeza e higiene, tarefa realizada desde maio nas unidades armazenadoras. Isso, aliado a um bom controle de pragas, pode reduzir as perdas qualitativas e quantitativas dos grãos na armazenagem e garantir as exigências do mercado consumidor”, disse o gerente. “O grão é um ser vivo com alto valor agregado, por isso é uma obrigação termos pessoas treinadas e motivadas para juntos buscarmos o melhor resultado nos nossos processos e garantir segurança e rentabilidade ao associado e à cooperativa”.

Expurgo:

É a operação que visa a eliminação dos insetos que se encontram nos produtos armazenados em suas diversas fases de desenvolvimento, procurando atingir uma eficiência de 100% no controle.

 

Fonte: Agrolink

 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo