Notícias

Teste de progênie do Gir Leiteiro contará com rebanhos da Região Norte do país

Cerca de 80 novos rebanhos da raça Gir no Acre passam a integrar o Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL). Nesta quinta-feira (4), o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), Sílvio Pinheiro, juntamente com o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, e o secretário de Estado de Agropecuária do Acre, Mauro Ribeiro, assinam um convênio para a inclusão desses rebanhos no Programa.

O objetivo é ampliar o teste de progênie do PNMGL. Atualmente, são testados de 25 a 30 touros por ano. O Programa pretende chegar a 50 animais por ano. Para cada touro testado, é necessário a inseminação de 12 mil matrizes. Com os novos rebanhos do Acre, o PNMGL poderá incorporar mais 10 touros em prova.

O Programa oferece gratuitamente o sêmen dos touros em prova para os produtores. Em contrapartida, eles repassam para a ABCGIL as informações sobre a utilização do material e se comprometem em manter no rebanho todas as fêmeas inseminadas até o final da primeira lactação. Os dados desta lactação serão analisados pelo Programa.

Criado há 24 anos, o PNMGL ainda não desenvolvia ações na Região Norte. Além do Acre, a ABCGIL e a Embrapa estudam levar o Programa para Rondônia. Na sexta-feira, Duarte Vilela e Sílvio Pinheiro estarão na Embrapa Rondônia para negociar a participação do estado no PNMGL.

Vilela também discutirá a criação do Núcleo Regional Norte da Embrapa Gado de Leite, em Porto Velho-RO. O Núcleo terá o objetivo de prospectar as demandas regionais por pesquisas e transferência de tecnologias na região. A Embrapa Gado de Leite já possui núcleos regionais nas Regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

Rubens Neiva
Jornalista – Embrapa Gado de Leite
(32) 3249-4712 / (32) 9103-8722

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo