Notícias

Tarifa sobre importação de etanol será discutida no Brasil

O Secretário de Comércio Exterior dos Estados Unidos visitará o Brasil nesta semana para discutir a continuidade da tarifa de US$0,14/litro de etanol importado (US$0,54/galão). A visita é esperada com grande expectativa pelo setor canavieiro, já que inicia um diálogo com excelentes perspectivas para o setor.

A Farm Bill, lei agrícola que entrou em vigor este ano, prorrogou o prazo da tarifa até 2010. O setor do agronegócio, tanto produtor de açúcar quanto de etanol, exerce forte pressão política pela não diminuição da tarifa, devido à maior competitividade do produto brasileiro.

Apesar do lobby organizado contra o etanol brasileiro, entidades dos Estados Unidos já se manifestam a favor da redução da tarifa. Representantes da Secretaria de Comércio Exterior argumentam que é um custo muito caro para a população daquele país, principalmente em períodos de crise. A Câmara de Comércio dos Estados Unidos também se manifestou a favor do produto, que diminui a dependência por petróleo oferecendo novas fontes de energia.

A entidade indicou também a necessidade da criação de um mercado de referência de preços, para que se padronize o produto em um mercado internacional de fluxo livre e contínuo, como já é feito com o petróleo e grãos.

Apesar das tentativas, o período de eleições e a pressão dos representantes de diversos setores influenciados pela eventual liberação dessa tarifa atrasam o processo, deixando produtores brasileiros na expectativa. (JA)

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo