Minas Gerais assiste na próxima quarta-feira (26 de maio) ao início da Superagro Minas 2010, um dos mais importantes eventos do agronegócio mineiro, que chega à sua sexta edição com expectativas otimistas: prevê negócios entre R$ 30 milhões a R$ 40 milhões e número de visitantes superior às 65 mil pessoas da edição 2009. O evento prossegue até o dia 6 de junho, no complexo Parque de Exposições da Gameleira/Expominas.
A Superagro é uma realização do governo de Minas – por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) -, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG).
Oito eventos – A Superagro chega com uma das suas mais diversificadas edições, com a realização de oito eventos. Destaque para o Jubileu de Ouro da Exposição Estadual Agropecuária, que completa 50 anos como uma verdadeira vitrine da pecuária mineira, que será realizada em dois turnos, entre 26 e 30 de maio e de 2 a 6 de junho. A exposição contará com leilões de 361 animais e julgamentos de cerca de 3 mil animais de 20 raças.
Uma das novidades neste ano é a realização da II Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária, que já contabilizou 1400 inscritos procedentes de praticamente todo o país. Um contingente que inclui pesquisadores, profissionais e servidores das instituições de defesa, estudantes e demais agentes do agronegócio. Em debate, o futuro da defesa agropecuária no Brasil e a utilização de novas tecnologias de apoio ao setor, aliando o conhecimento acadêmico às novas políticas de defesa agropecuária. Paralelamente, a Feira de Softwares Agrotic vai apresentar as novidades para a gestão das propriedades rurais.
Multiplicidade – A 13ª. Expocachaça, considerada uma das maiores do agronegócio bebida no Brasil, chega com diversas marcas de Minas e de outros estados e ampliando o espaço para as cervejas artesanais. Outra novidade será a Expovet – Feira de Negócios, Produtos e Serviços Pet e Veterinários, que objetiva aproximar empresários e profissionais do mercado pet dos produtos, serviços e novidades apresentadas por empresas e indústrias do setor. O Sebrae-MG vai realizar os encontros da apicultura, fruticultura e florestas plantadas, com palestras para cada um destes setores. E repetindo a fórmula do ano passado, o Ciclo de Aulas Técnicas volta aproximando estudantes de áreas afins ao agronegócio dos profissionais que atuam no mercado.
Empresas expositoras de Minas e de outros estados apresentarão produtos, máquinas, equipamentos, serviços e novas tecnologias de apoio a diferentes segmentos do agronegócio, numa lista que inclui de tratores a produtos da agricultura familiar, passando por ordenhadeiras, troncos e balanças, produtos para saúde e nutrição animal, agroartesanato, produtos, serviços e acessórios para pequenos animais, material genético, veículos utilitários, produtos do agronegócio bebida – em especial diversas marcas de cachaça -, laticínios, mel e derivados e uma ampla mostra do rebanho de Minas.
Dessa forma, a Superagro cumpre o objetivo para a qual foi criada em 2005: apresentar ao mercado e à população a importância e o potencial do agronegócio mineiro, um dos pilares da economia do Estado, responsável pela produção dos alimentos que chegam à mesa do consumidor e, ao mesmo tempo, fomentar a prospecção e realização de negócios pelas empresas expositoras.
Para as crianças – A garotada terá bons motivos também para comparecer à Superagro Minas 2010. Na minifazenda, as crianças estarão em contato direto com os filhotes de diversas raças presentes na Exposição Agropecuária, poderão assistir a ordenha das cabras e alimentá-las, sempre com o auxílio de monitores; na Via Láctea será apresentada a tecnologia de fabricação de queijos, bebidas lácteas e iogurtes, com previsão de processar 200 litros de leite/dia para a fabricação destes produtos.
Nas apresentações do Dedo de Prosa, Torrãozinho, mascote do Senar, vai ajudar na compreensão dos conhecimentos e entender a integração campo-cidade. A Companhia de Meio Ambiente da Polícia Militar vai mostrar ações preventivas, educacionais e repressivas que desenvolve visando à preservação do meio ambiente. No estande, haverá animais empalhados e peças apreendidas de pesca ilegal.
E nos dias 29 de maio a 1º de junho será apresentada a Escolinha de Agility, que mostrará cães de sete diferentes raças no cumprimento de vários obstáculos. O que está em jogo é a agilidade dos animais. Além de promover a integração entre o cão e seu dono, o esporte envolve a platéia, que entende facilmente as regras do jogo.
SuperAgronet.com