Profissional faz a separação de qualquer tipo de ave de um dia.
Função exige habilidade, olhos treinados e movimentos rápidos.
A separação de aves recém-nascidas por sexo exige habilidade. A função é desempenhada pelo sexador, uma profissão que requer olhos treinados e movimentos rápidos.
As codornas de um dia são o principal negócio da granja em Suzano, em São Paulo. Para separar os machos das fêmeas é preciso profissionais especializados. Em uma salinha, os sexadores Marina Kobayashi e Yasunori Ogura passam o dia olhando a cloaca das pequenas codornas por onde é possível ver o aparelho genital das aves. “Há grosso modo, a fêmea é meio escura e o macho é mais para vermelho. Eu faço a 32 anos esse trabalho”, diz Marina.
Se não fosse o trabalho eficaz dos sexadores a etapa do cruzamento das matrizes ficaria comprometida já que poderiam se juntar animais do mesmo sexo. O momento ideal para identificar o sexo das aves é entre 10 e 24 horas após o nascimento.
A média de sexagem dos profissionais na granja em Suzano é de mil aves por hora. Em um dia, podem passar pelas mãos de cada um dos sexadores oito mil codornas. A média de acerto do casal é de mais de 95%.
Os sexadores fazem a separação de qualquer tipo de ave de um dia. Por serem profissionais raros no mercado, eles costumam viajar o país.
Fonte: Globo Rural