Notícias

Sem pastagem, custo de produção do leite sobe bastante em MG

Choveu pouco durante o verão e as pastagens não se desenvolveram.

Gasto com ração subiu em torno de 30% em algumas propriedades.

Em Minas Gerais, os produtores de leite enfrentam problemas com o clima. Choveu pouco no estado durante o verão e as pastagens não se desenvolveram. Resultado: eles precisam gastar mais com ração para tentar manter a produtividade.

A chuva que caiu nos últimos dias trouxe um refresco, mas não foi suficiente para recuperar o pasto. Para conseguir manter a média de 300 litros de leite por dia, Alceu Ferreira teve que complementar a alimentação das 40 vacas que possui.

Quem também está gastando mais é Ivan da Silva. Com pasto bom, as 53 vacas chegam a produzir 900 litros de leite por dia, mas neste começo de ano, a média não passou de 730 litros, isso porque ele reforçou a ração com polpa cítrica, o que representou mais gastos para o produtor. “Acredito que em torno de 30%. O produtor espera o período de chuva para economizar, mas este ano foi o contrário”, diz.

A remuneração média está na casa de R$ 1,10 o litro e a expectativa é que este valor suba ainda mais. “Nós vamos ter uma captação menor porque o produtor não conseguiu fazer o volumoso necessário para alimentar seu rebanho na seca. O custo de produção também vai aumentar e a produção deve diminuir, então, todos esses fatores vão elevar o preço do produto final”, explica Cenyldes Vieira, presidente de cooperativa.

 

Por: Globo Rural

Fonte: G1.globo.com

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo