Notícias

Sebrae-MG realiza palestras na Superagro

 
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), uma das entidades realizadoras da Superagro Minas 2010, junto com o Governo de Minas – por intermédio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), vai realizar este ano três ciclos de palestras durante a feira. O Encontro da Cadeia Produtiva de Florestas Plantadas, o 7º. Encontro Mineiro de Lideranças da Fruticultura  e o Ciclo de Palestras da Apicultura serão realizados nos dias 29 e 30 de maio.

O 7° Encontro Mineiro de Lideranças da Fruticultura terá por objetivo debater temas estratégicos para o desenvolvimento da fruticultura mineira com base na atual conjuntura econômica. Outra meta do encontro é promover a integração entre as lideranças do setor no Estado. Nesta edição, que será realizada no dia 29 de maio, das 14h às 18h, serão ministradas três palestras sobre os seguintes assuntos: “Cenário Econômico”, “Economia Rural na Fruticultura” e “Gestão na Propriedade”. Segundo o responsável técnico de Hortifruticultura do Sebrae-MG, Cláudio Wagner de Castro, o público estimado para o encontro gira em torno de 150 pessoas.
 
No dia 30 de maio, a Federação Mineira de Apicultura (Femap-MG) em parceria com o Sebrae-MG, realizará um amplo ciclo de palestras para os produtores deste segmento. Os temas abordados abrangerão itens como: “As abelhas auxiliando no monitoramento da poluição ambiental”; “Abelhas: Biodiversidade e Produção Agrícola”; “Própolis: pesquisa e uso terapêutico”; “Apicultura Orgânica – Certificação Orgânica – Conceito e Viabilidade Econômica”; “Abelhas nativas e a flora, uma relação interdependente” e “Criação, manejo e conservação de abelhas sem ferrão”. Estas palestras serão realizadas entre 11h e 18h, durante a Superagro.

Outro setor que também estará em pauta durante o evento é a silvicultura. Minas Gerais ocupa o primeiro lugar no ranking nacional com 1,4 milhão de hectares plantados, e o setor tem tudo para crescer ainda mais. A afirmação é do presidente da Associação Mineira de Silvicultura (AMS), Bruno Melo Lima. Ele destaca que a atividade é essencial a uma ampla cadeia produtiva, pois fornece matéria-prima para produção em usinas de aço, para setores como o de gusa, ferro-liga, energia, celulose e aglomerados que utilizam madeira.
 
Em função de sua importância no agronegócio mineiro, durante o Encontro da Cadeia Produtiva de Florestas Plantadas, no dia 29 de maio entre 14h e 18h, serão realizadas três palestras para discutir temas como: “Tendências e Cenários da silvicultura em Minas Gerais e no Brasil”, "Atividades agrossilvopastoris: uma alternativa sustentável de renda ao produtor rural" e "Processamento de madeira: tecnologias para pequenos empreendedores".

SuperAgronet.com

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo