A suplementação dos animais é essencial em qualquer época do ano e pode garantir um bom desempenho produtivo e reprodutivo do rebanho, complementando possíveis deficiências minerais dos alimentos e pastagens.
Por isso, a oferta de minerais em estábulos e piquetes deve ser constante, por meio da instalação de cochos para sal em locais de fácil acesso aos animais e correta conservação das capacidades funcionais do produto.
Os cochos para sal de polietileno com 1,9 m de comprimento passaram por um período de quase estabilidade de preços entre outubro de 2007 e junho de 2008, caindo a partir daí, 13,42% até setembro deste ano.
Entre janeiro a julho deste ano, os preços do cocho do e leite C em São Paulo garantiram uma melhoria mensal nas relações de troca entre esses produtos.
De janeiro a maio, o produtor recebia reajustes mensais médios de 4,42% pelo leite C, chegando a R$0,76/litro em maio, o maior preço de 2008. Mesmo com as quedas nos preços pagos ao produtor entre maio e junho, as relações de troca ainda eram mais vantajosas que atualmente, sendo a melhor em julho.
Neste mês o produtor paulista tinha 13,28% mais poder de compra que possui hoje devido, principalmente, aos preços do leite C estarem 15,31% (R$0,09) maiores do que estão hoje. (MNB)