O manejo de adubação é uma das técnicas mais importantes da atividade agrícola. Decidir como o solo será preparado para receber as sementes de determinada cultura é uma tarefa que exige conhecimento técnico e prático.
Ciente disso é que pesquisadores da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, apresentarão nos Dias de Campo 2010, que começa nesta terça-feira (02/02), quais critérios devem ser considerados para tomada de decisão quanto ao modo de adubação.
Leandro Zancanaro, pesquisador do Programa de Monitoramento e Adubação (PMA) da Fundação MT, explica que o produtor e equipe precisam ter informações de qualidade da propriedade, conhecer o histórico de cada campo e fazer avaliação total da área. Ele afirma que os resultados das análises de solo são importantes, porém, quando interpretados de forma isolada ou quando a amostragem é feita de forma mecânica sem a avaliação de um profissional competente que realmente conhece o campo, estes resultados têm valor limitado.
O pesquisador reforça que a decisão tem que estar associada ao conhecimento dos fatores restritivos presentes no campo e também ao planejamento da lavoura. "Por exemplo, não deve-se utilizar adubação a lanço em campos que problemas com matocompetição e/ou ser cultivado com soja super-precoces".
Para ajudar produtor e equipe a tomar a decisão correta é que Zancanaro, juntamente com demais pesquisadores do PMA, falarão nos Dias de Campo 2010 os princípios que regem a tomada de decisão sobre a adubação, mas principalmente quanto a forma, a realização da adubação na linha de plantio ou aplicação a lanço em pré-plantio. "Não há receita de bolo, até porque há também o componente econômico que interfere na tomada de decisão", informa o pesquisador.
De acordo com o pesquisador a decisão correta é feita por quem realmente conhece cada parte das áreas que serão cultivadas. Por isso, defende Zancanaro, as informações que produtor e equipe possuem são ferramentas importantes para saber o que e como fazer o manejo de adubação. "Iremos mostrar que a avaliação qualitativa do campo é a chave da decisão, associado ao objetivo do produtor".
Este e outros assuntos serão apresentados nos Dias de Campo 2010 da Fundação MT que acontecerá de 02 a 25 de fevereiro nas principais regiões produtoras de Mato Grosso. As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser feitas no local. Mais informações no www.fundacaomt.com.br
Confira o Roteiro do Evento:
Região – Cidades – Data/Horário – Local
Médio Norte – Nova Mutum – 02/02 – 07h30 – Fazenda Tupan
Médio Norte – Lucas do Rio Verde – 04/02 – 07h30 – Fazenda Rio Verde
Médio Norte – Sorriso – 06/02 – 07h30 – Estação Experimental FMT
Parecis – Sapezal – 09/02 – 07h30 – Fazenda Tucunaré
Parecis – Campo Novo do Parecis – 11/02 – 07h30 – Fazenda Dois Irmãos
Sul – Campo Verde – 18/02 – 07h30 – Faz. São Miguel – Área experimental FMT
Sul – Primavera do Leste – 20/02 – 07h30 – Faz. São Roque
Sul – Rondonópolis – 25/02 – 07h30 – Faz. Cachoeira – Área experimental FMT
Fonte: Fundação MT – www.fundacaomt.com.br