Notícias

PED – Smithfield interrompe abate de suínos, JBS também pode parar abates

capítulo no drama vivido pelos suinocultores dos EUA devido à Diarreia Epidêmica Suína (PED)

É mais um A Smithfield Foods Inc, maior processadora de carne suína do mundo, suspendeu o abate de animais nesta sexta-feira na unidade de Tar Heel, por causa da propagação do vírus da Diarreia Epidêmica Suína (PED). Mas a empresa, adquirida no ano passado pela chinesa Shuanghui Internacional, informou que não vai comentar as operações diárias da empresa, os problemas “menores”, e aberturas ou fechamentos de fábricas de processamento. A medida tomada pela Smithfield reflete os problemas que vêm atingindo o mercado de processamento de carne suína dos Estados Unidos. A redução de dias de trabalho foi causada pelos entraves causados à cadeia produtiva diante do dano crescente causada pelo vírus da PED. Não está claro, ainda, durante quanto tempo a empresa ainda vai manter a redução de abates. Algumas fontes relataram que a Smithfield também poderá reduzir as operações em sua fábrica em Clinton, no Estado da Carolina do Norte.

A unidade de Tar Heel é a maior fábrica de processamento de carne de suína nos Estados Unidos , com uma capacidade de abate estimado entre 30.000 e 34.000 suínos por dia. A decisão da Smithfield de reduzir o horário de abate em resposta à presença do vírus nos suínos pode ser seguida por outras empresas nas próximas semanas, segundo relato de alguns analistas. Os Estados Unidos é o maior exportador de carne suína do mundo, tendo abatido mais de 112 milhões de suínos em 2013 , segundo o Departamento de Agricultura dos EUA. A PEDv espalhou-se nos EUA e a estimativa é de que pelo menos entre 4 e 5 milhões de suínos morreram infectados pelo vírus até maio do ano passado. O vírus não contamina os seres humanos e não é um risco de segurança alimentar. A oferta restrita de suínos foi causada pelos abates semanais do governo dos EUA na sexta-feira. O USDA prevê que foram abatidas 360 mil cabeças na sexta-feira.

O USDA estima que o abate de suínos neste ano tenha caído 3,5% em relação ao mesmo período do ano passado. “Eu acho que esse tipo de abordagem operacional , o corte de um dia por semana, deve, possivelmente, chegar a algumas plantas Centro-Oeste até maio”, disse Steve Meyer, especialista do Paragon Economics. Fontes ligadas ao mercado de suínos informaram que as plantas das empresas Hormel Foods Corp, JBS Swift, e Triumph Foods estão entre as instalações do Centro-Oeste que planejam paralisar abates duas horas por dia, eliminar o pagamento das horas extras ou suspender o abate nos sábados.

 

Fonte: PorkWorld

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo