A poda é uma técnica cultural que consiste em modificar o desenvolvimento e a forma natural das plantas e exige especialização para sua correta execução. Em uma planta podemos podar ramos, caule, raízes, gemas, folhas, flores, botões florais e frutos. Além de controlar o crescimento natural, a poda pode ser realizada para evitar a alternância de safras, obtendo colheitas regulares anualmente, com frutos de boa qualidade e também para manter a forma e o tamanho desejados a partir da remoção de ramos fracos, contaminados ou mal posicionados.
Em comemoração aos cinco anos de criação e com objetivo de orientar o público sobre os conceitos básicos da poda, a Casa do Produtor Rural (CPRural), em parceria com o departamento de Produção Vegetal (LPV), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz”(USP/ESALQ) promovem, no dia 14/08, das 08h às 12h, a “II Palestra e Prática sobre Poda de Frutíferas. O evento é voltado aos produtores rurais, estudantes em ciências agrárias e profissionais do setor e será realizado no Anfiteatro Heitor Montenegro (Pavilhão de Horticultura).
O evento tem apoio da Comissão (CCEx) e Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária da ESALQ, Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba (Sema) e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).
Informações sobre inscrições pelo telefone (19) 3429-4178 ou e-mail cprural@esalq.usp.br.
Programação
08h00 – Inscrições
08h30- Palestra: “Conceitos objetivos e época da Poda” – professor João Alexio Scarpare Filho (LPV)
10h00 – Café da manhã
10h30 – Prática: “Poda em Uva, Goiaba e Figo” – professora Simone Rodrigues da Silva (LPV), professor João Alexio Scarpare Filho (LPV) e Grupo de Práticas em Fruticultura (GPF)
12h00 – Encerramento
Caio Rodrigo Albuquerque
Jornalista
caiora@esalq.usp.br