Notícias

Organização lança ferramenta para medir emissões na agropecuária

Trabalho foi desenvolvido em parceria com a Embrapa e a Unicamp

O World Resources Institute (WRI) lança, nesta quinta-feira (29/5), em São Paulo, o primeiro guia e a ferramenta para cálculo de emissões de gases de efeito estufa para a agropecuária. O trabalho foi feito durante dois anos em parceria com a Embrapa e a Unicamp e, de acordo com a organização, já vem sendo testado por grandes empresas do setor.

“O Brasil como grande país agroexportador tem agora à sua disposição instrumentos para apoiar seus empresários a planejar ações para redução de emissões de gases de efeito estufa”, afirma Rachel Biderman, diretora do WRI Brasil, em nota. “Eles serão mais competitivos num mercado cada vez mais exigente, que quer sustentabilidade na produção de alimentos”, prevê.

criacao_pecuaria_boi_nelore_amazonia (Foto: Ernesto Souza / Ed. Globo)Brasil tem o segundo maior rebanho bovino do mundo e experimentou um crescimento de 45% nas emissões entre 1990 e 2012.

(Foto: Ernesto Souza / Ed. Globo)

Segundo o WRI, a nova ferramenta, chamada de GHG Protocol vai permitir o estabelecimento de metas de redução “de forma confiável”. É a metodologia mais utilizada em diversos países para mensurar, monitorar e produzir relatórios de emissões.

Globalmente, 17% das emissões são provenientes do setor agropecuário, informa a organização. E o Brasil, com o segundo maior rebanho bovino do mundo e uma agricultura capaz de alimentar um bilhão de pessoas, experimentou um crescimento de 45% nas emissões entre 1990 e 2012.

 

Por: Redação Globo Rural

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo