Notícias

Oferta reduzida de ovos vermelhos eleva o preço do produto em SP

Ovo vermelho disparou no mercado e está 9% mais caro.

Produtores da região de Bastos comemoram o cenário.

Os produtores de ovos vermelhos, em São Paulo, comemoram a alta do preço. Já para quem produz ovos brancos, a situação não está tão boa.

Cristian Maki é dono de uma granja em Bastos, centro-oeste de São Paulo, onde são criadas apenas galinhas vermelhas, tradição de família que começou com o avô. Nos últimos meses, o produtor viu o preço do ovo vermelho disparar no mercado, alta causada pela baixa oferta do produto.

Enquanto o preço do ovo branco está 8% menor em relação ao mesmo período do ano passado, o preço do ovo vermelho subiu e está 9% mais caro.

Atualmente, a caixa de com 30 dúzias de ovos brancos está sendo vendida por R$ 75. Já a do ovo vermelho custa R$ 95. Jair Luís da Silva, técnico avícola, explica que essa diferença no preço existe porque as galinhas vermelhas exigem mais cuidados, a começar pela ração.

As aves também são mais sensíveis às altas temperaturas e às doenças. Ondas de calor podem dizimar de 20% a 30% dos planteis. Sérgio Kakimoto importou do Japão nove purificadores de água. O sistema ainda não está totalmente implantado, mas os equipamentos já são capazes de filtrar 2/3 da água que é consumida pelas aves, o que reduziu a mortalidade pela metade.

“Toda galinha tem que ter uma água especial, uma água potável de boa qualidade. Essa água passa por esse equipamento e ele quebra as moléculas, melhorando a absorção dos nutrientes pelas aves”, explica.

O ovo vermelho domina o mercado no Sul do país, onde a população segue o costume dos europeus. O resto do país prefere o ovo branco.

 

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo