Notícias

Novos tomates atendem às exigências de sanidade e qualidade do mercado

A Sakata Seed Sudamerica, empresa do Grupo Sakata com expertise de mais de 100 anos de atuação mundial, apresentará na Hortitec 2014, que acontece de 28 a 30 de maio, na cidade Holambra (SP), dois novos tomates do segmento Salada Indeterminado TY: o Valerin e o Santy. Além dos dois novos tomates, outras seis novas variedades de hortaliças (três pimentões, uma abobrinha e dois pepinos) serão lançadas durante o evento, reforçando o pioneirismo da empresa na pesquisa e no desenvolvimento de cultivares adaptadas às condições climáticas e características de solo do Brasil.
Desenvolvidos para atender a demandas específicas de mercado, os novos tomates Valerin e Santy possuem resistência à Vira-Cabeça e Geminivírus no mesmo híbrido, proporcionando segurança para o produtor no cultivo em regiões com alta incidência destas doenças virais. O tomate Valerin possui um grande diferencial que é o bom desempenho de colheita em períodos chuvosos, por apresentar um moderado nível de resistência a manchas e rachaduras nos frutos. Já o tomate Santy, se destaca por seu alto “teto” produtivo, indicado principalmente para produção em estações mais secas.
Dentre outras qualidades presentes nas novas variedades, vale ressaltar que ambas possuem alto rendimento de frutos, associado à excelente coloração, firmeza, classificação e uniformidade: Valerin com peso médio entre 230g-250g e Santy entre 240g-250g. As variedades apresentam ainda plantas de alto vigor, com alto nível de resistência  a Vd 1; Fol 1 e 2; ToMV; Mi e Mj; TSWV; e ToSRV.
Textura e sabor para o paladar do consumidor
De acordo com Gustavo Veiga, coordenador de produto da Sakata, especialista em tomates, as características diferenciadas do Valerin e Santy também poderão ser percebidas não apenas pelo produtor, mas também pelo consumidor. “Os novos tomates da Sakata possuem uma qualidade de frutos diferenciada para o segmento. Eles chamam atenção por conta da uniformidade e do tamanho do fruto, características muito desejadas no mercado, com coloração vermelho intenso interna e externamente, excelente firmeza e preenchimento de polpa, entregando ao consumidor final maior satisfação e qualidade quanto à textura e ao sabor”, salienta. 
Condições de Manejo 
Por se tratarem de materiais rústicos e com ótima estabilidade, a produção dos novos tomates não requerem grandes demandas específicas de manejo. Veiga recomenda apenas que, devido ao alto vigor inicial de crescimento da planta, sejam utilizadas doses mais moderadas de Nitrogênio (N) nas adubações iniciais e mais Potássio (K), realizando-se um ajuste na relação N/K para equilibrar o crescimento inicial.
Potencial de Mercado
Segundo o especialista, a expectativa comercial da empresa para estes lançamentos é muito boa, uma vez que “os novos tomates, Valerin e Santy, possuem alto potencial no mercado, considerando os resultados já obtidos em testes a campo. O pacote de resistência, bem como o potencial de rendimento, mas principalmente a qualidade de frutos, serão os grandes diferenciais para o material obter alto desempenho de vendas no segmento Salada Indeterminado TY, o segundo mais valioso no país”, aponta Gustavo Veiga. 

 

Fonte: Agrolink

 
Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo