Notícias

Novas cultivares do Irga evitam controle químico para “arroz vermelho”

As três novas cultivares de arroz lançadas pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) na 37ª Expointer apresentam resistência aos herbicidas Only e Kifix, pertencentes ao grupo químico das Imidazolinonas. Com isso, as variedades Irga 429, Irga 430 e Irga 424 RI se tornam uma alternativa de manejo para o controle do arroz vermelho. 

De acordo com o Instituto, constitui-se em uma nova alternativa de cultivo para evitar o uso de controle químico para esta praga, que é a planta daninha de maior importância na cultura do arroz irrigado. 

A pesquisadora e melhorista do Irga Mara Lopes aponta que as cultivares são moderadamente resistentes a brusone na folha e moderadamente suscetíveis a brusone da panícula, porém resistentes a toxidez por ferro no solo. Caracterizam-se por apresentar uma boa qualidade industrial e culinária dos grãos.

De acordo com o presidente do Irga, Claudio Fernando Brayer Pereira, as novas cultivares oferecem mais competitividade ao produtor. “Todas as variedades do Irga possuem três características principais: alta produtividade, boa qualidade e a resistência às principais doenças”, explicou o dirigente.

 

Por: Leonardo Gottems

Fonte: Agrolink

 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo