Notícias

No sul do ES, a falta de chuva está acabando com as pastagens

Muitos produtores estão gastando mais com a compra de ração.

Os animais estão emagrecendo e produzindo menos.

No sul do Espírito Santo, a falta de chuva está acabando com as pastagens na mesma região, que sofreu com as enchentes há pouco tempo.

Uma enorme área deveria estar verde, mas o que se vê é bem diferente. O gado já não tem mais o que comer.

Adilson Vingler conta que perdeu metade da área de pastagem e a única alternativa agora é dar ração para os animais. “Eu estou tendo despesa e não estou tendo produção”, conta.

Este é o maior drama vivido na história da agropecuária para toda esta região do Espírito Santo”

Evair de Melo, presidente do Incaper

No Vale do Orobó, sul do Espírito Santo, 12 mil hectares ficaram debaixo da água em dezembro do ano passado. Três meses depois, a terra ainda não se recuperou no local que era considerado a área de pastagem mais valorizada do estado. O solo é conhecido pelo alto poder nutritivo de engorda para o gado, mas agora, as terras férteis em meio às montanhas já não são mais as mesmas. O cenário, que era de prosperidade, agora é desolador.

O prejuízo no Vale do Orobó atinge a economia de quatro municípios: Itapemirim, Iconha, Rio Novo e Anchieta. “Este é o maior drama vivido na história da agropecuária para toda esta região do Espírito Santo”, diz Evair de Melo, presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper).

Cada produtor sente esta queda. João Bosco Costa precisou vender muitos animais antes do tempo. Outros foram levados para outra propriedade porque a do local já não serve para muita coisa. “Também tive que mandar abater uma quantidade antes que eles emagrecessem mais e dessem mais prejuízos”, conta.

 

Fonte: Globo Rural

Por: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo