Notícias

No RS, cães de pastoreio ajudam na lida da criação de ovelhas

Border Collie é a principal raça que auxilia a condução do rebanho.

Entre as qualidades principais estão a velocidade e a concentração.

Os cães de pastoreio estão conquistando, cada vez mais, a confiança dos criadores de ovelhas do Rio Grande do Sul. Os animais são espertos e ágeis e ajudam na condução e na segurança dos rebanhos.

Eles são de origem italiana e na fronteira oeste do Rio Grande do Sul vêm ganhando cada vez mais espaço. E não é pelo desempenho ou agilidade que os cães maremanno abruzes estão em destaque. Em uma cabanha de Uruguaiana, a função deles é proteger o rebanho de ovinos.

Outra raça que ajuda na condução do rebanho é a border collie. Entre as qualidades principais estão a velocidade e a concentração.

O uso de cães de pastoreio no Rio Grande do Sul acontece principalmente nos rebanhos maiores. Além da rapidez e da qualidade de trabalho, eles oferecem outras vantagens, como o baixo custo de manutenção.

Segundo o adestrador Carlos Bianchi eles devem ser treinados ainda novinhos. Para atender a lida, vários comandos básicos são usados, a maioria em inglês, mas devido à inteligência, eles se adaptam aos comandos próprios, criados pelos donos.

A cachorra Paloma acompanha Adir da Rosa na lida há quase um ano. Para ele, o trabalho desenvolvido pelo animal no campo equivale ao de um homem e a convivência entre eles trouxe carinho e amizade. “Para mim, este animal é a mesma coisa que uma pessoa. A gente tem que saber cuidar, tratar bem. É um peão que a gente tem aqui”, diz.

 

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo