O índice de cobertura pela vacinação do rebanho contra a febre aftosa no país atingiu 97,5% no ano passado. O número é pouco mais que o registrado em 2012, que foi de 97,3%. A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura nesta sexta-feira (21/2).
Ministério diz que dará mais atenção a estados onde a vacinação fiocou abaixo do esperado
(Foto: Rogerio Cassimiro/Ed. Globo)
De acordo com a nota oficial, todos os estados brasileiros conseguiram executar as etapas de vacinação contra a doença. Diferente do que ocorreu em 2012 no Nordeste por causa de seca na região.
O Ministério comemorou os índices de imunização de estados como Tocantins e Mato Grosso, que ficaram acima de 99%. No entanto, ressaltou que em estados como Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, áreas consideradas livres de aftosa com vacinação, a cobertura ficou “abaixo do esperado”: menos de 90% do rebanho.
“Para este ano, o Mapa dará maior atenção a estas Unidades da Federação, bem como ao Amazonas, Amapá e Roraima, que compõem a zona não livre da enfermidade, para que melhorem seus índices de vacinação e contribuam com a proteção imunitária dos rebanhos nacional”, informa a nota.
Por: Redação Globo Rural
Fonte: Globo Rural