Em breve, pequenos e médios produtores de todo o Brasil poderão adquirir tourinhos de alta qualidade genética, por meio de linhas de crédito com taxas de juros diferenciadas através do Pró-Genética (Projeto de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino).
A intenção é que o Governo Federal apóie a iniciativa de levar o projeto para todos os estados do país, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que possui em sua estrutura uma secretaria específica para validar este tipo de iniciativa, a Secretaria de Agricultura Familiar.
O lançamento do projeto em nível nacional foi o tema principal de reunião realizada na manhã de hoje (16/03), na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, em Uberaba. O encontro contou com a participação do consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário René Dubois, do representante do Banco do Brasil Dener Silva Teixeira, do diretor da ABCZ Aloísio Garcia Borges e dos superintendentes da entidade, Luiz Antônio Josahkian e João Gilberto Bento. “A ampliação do Pró-Genética é muito importante para os pequenos e médios pecuaristas brasileiros, por se tratar de um projeto com resultados visíveis em curto espaço de tempo. O produtor agregará valor a sua produção através da melhoria genética dos animais, algo que é imprescindível para mantermos nossa liderança no setor, especialmente nas exportações de carne bovina”, afirmou Dubois.
Na próxima semana deve ser definida a data e o local onde o projeto será lançado oficialmente para todo o país. Atualmente, o projeto está disponível apenas para produtores do estado de Minas Gerais, graças à parceria estabelecida entre a ABCZ e a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.