Notícias

Mercado de fertilizantes se ajustando

O mercado de fertilizantes parece estar se ajustando.

No caso dos nitrogenados, com a redução dos estoques e novas ordens de compras, os preços já sofreram reajustes, em média 6,8% em relação a janeiro. O fato é que até então as empresas não estavam olhando para o custo de reposição dos estoques, a idéia era liquidar o excedente.

De acordo com levantamento da Scot Consultoria, a uréia registrou aumento de 8,3% em relação a janeiro e pode ser encontrada a R$780,00/tonelada. Já o sulfato de amônio teve alta de 10,30% em relação a janeiro e é vendido a R$533,00/tonelada.

No mercado externo, as cotações dos fertilizantes nitrogenados também estão mais baixas e, por enquanto, os preços devem permanecer nos patamares atuais. Para se ter uma idéia, as importações de uréia abastecem cerca de metade do mercado brasileiro, portanto, qualquer mudança lá fora terá impacto nos preços aqui.

Outro fator foi a boa demanda nos dois primeiros meses do ano. Segundo as empresas que comercializam os produtos, por causa dos menores preços, grandes aquisições de fertilizantes foram feitas para o plantio da safrinha no Paraná e Mato Grosso. Além disso, o mercado de compras antecipadas parece estar aquecido em função dos bons preços, sendo que grandes volumes já foram comercializados para a safra 2009/2010, principalmente no Mato Grosso. (RRLF)

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo