O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), através da Coordenadoria Regional de Uberaba e da Coordenadoria de Educação Sanitária (CES) implementou, em março, o projeto piloto Sanitarista Agropecuário Juvenil, em Araxá.
O objetivo é mostrar aos alunos, professores, pais e comunidade rural, a importância da agropecuária, disponibilizando conhecimentos e práticas sobre sanidade animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar.
O projeto atua em cinco escolas municipais da zona rural, abrangendo 330 alunos do 6º ao 9º ano. São capacitados 20 jovens do 8º e 9º ano (sendo 4 alunos de cada escola), através de cursos com aulas teóricas e práticas abordando os temas: produção animal e agrícola sustentável, preservação ambiental e segurança alimentar. O jovens transmitem os conhecimentos adquiridos por meio de palestras, vídeos informativos entre outras atividades.
A gerente do Sanitarista Agropecuário Juvenil, Maria Elizabeth Rios, explica como surgiu a idéia de implementar o projeto: "A iniciativa foi dos profissionais do escritório do IMA de Araxá, Roseli Magalhães e Calimério Guimarães e da Secretaria Municipal de Educação, representada pela pedagoga Josenice Borges. Tendo em vista o interesse e o bom desempenho com a participação efetiva dos alunos e professores no Projeto Sanitaristas Mirins, executado em 2009, houve a constatação da necessidade de uma continuidade, adotando atividades diferenciadas para alunos com faixa etária entre 11 e 14 anos".
"O novo projeto funciona como um avanço, e as atividades propostas ajudam a criar uma consciência profissionalizante", completa Maria Elizabeth. A gerente do projeto informou ainda, que a expectativa é que futuramente, o Sanitarista Agropecuário Juvenil possa abranger outras coordenadorias regionais, situadas em todo o Estado.
Para o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, os programas de educação sanitária são essenciais para conscientizar as futuras gerações sobre a importância de adotar desde cedo, práticas agropecuárias responsáveis, focadas na sustentabilidade. "É um processo contínuo que visa promover mudanças positivas no meio rural", completa.
O Sanitarista Agropecuário Juvenil é realizado pelo IMA em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), Secretaria Municipal de Educação (SME), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e Casa do Pequeno Jardineiro entre outros que estão sendo contatados.
Assessoria de Comunicação Social do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) – (31)3235-3504 / www.ima.mg.gov.br