Notícias

Guedes recebe comissário da UE para defesa do consumidor

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Carlos Guedes Pinto, receberá segunda-feira (09/10), o comissário da União Européia para Alimentação, Vigilância Sanitária e Proteção do Consumidor, Markos Kyprianou. Na pauta da reunião, está a política européia de defesa ao consumidor em relação à gripe aviária e à febre aftosa. O encontro será às 15h30, no gabinete do ministro.
No dia seguinte, às 9 h, Kyprianou se encontra com secretários de Defesa Agropecuária, Gabriel Alves Maciel, e de Relações Internacionais do Mapa, Célio Porto. As 11 h, o comissário reúne-se com representantes do agronegócio brasileiro sob a coordenação da Confederação Nacional de Agricultura (CNA).

Logo depois, almoça com empresários e autoridades do setor. Segundo a assessoria de imprensa da delegação da União Européia, Kyprianou concederá, às 15h, entrevista coletiva à imprensa na sede da representação da UE. Às 17h, o comissário se reúne com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Na quarta-feira, em Minas Gerais, o comissário vai visitar o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) de Pedro Leopoldo (MG) e seguirá para a cidade de Mozarlândia (GO), onde visitará as instalações de um frigorífico. Na quinta-feira, em Goiânia (GO), Kyprianou visitará uma propriedade rural. No dia seguinte, ele visitará em Cabo Frio (RJ) uma unidade de processamento industrial de atum. (Fonte: Mapa)

________________________________________________

Países analisam programa de controle da raiva nas Américas

A coordenadora do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívaros e outras Encefalopatias, Carla da Silva Goulart, participa na próxima semana, nos dias 12 e 13, da XI Reunião dos Diretores Nacionais de Controle de Raiva da América Latina (XI Redipra). O encontro reunirá 22 representantes dos ministérios da Saúde e Agricultura dos países das Américas. A XI Redipra será em Brasília, na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), organizadora do evento, com apoio dos ministérios da Agricultura e da Saúde do Brasil.

Antecedendo a Redipra, nos dias 10 e 11, será realizado o “Seminário sobre a raiva transmitida por morcegos hematófagos”, também organizado pela OPAS, ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e pela Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

A Redipra é uma reunião dos diretores nacionais dos programas de raiva dos ministérios da Saúde e da Agricultura dos países das Américas que tem lugar de 2 em 2 anos em diferentes paises das Américas. Conta com a presença de observadores de organizações de pesquisa, universidades e de organismos internacionais de cooperação técnica como BID, OIE, OTCA, FAO, OIRSA, IICA e OMS.

A agenda inclui temas como análise da situação dos programas de raiva dos países das Américas, atenção às pessoas expostas ao vírus, eliminação da raiva humana transmitida pelo cão, prevenção da raiva transmitida pelo morcego e propostas de trabalho para as atividades de combate a raiva com integração dos setores de saúde e agricultura.

Segundo Miguel Genovese, Diretor do Centro Pan-Americando de Febre Aftosa (Panaftosa-OPAS/OMS), o objetivo de eliminar a raiva transmitida pelo cão pode ser alcançado em um curto prazo. “Quando o programa regional foi criado, em 1983, tínhamos uma média de 350 pessoas mortas por ano por raiva transmitida pelo cão nas Américas. Em 2005, aconteceram 11 casos e o problema foi eliminado na maioria dos países da América Latina”, explicou Genovese.

A reunião tem o objetivo de revisar as estratégias do Plano Regional de Prevenção da Raiva Humana, produzir recomendações aos países para completar o processo da eliminação da raiva transmitida pelo cão e diminuir o risco da raiva transmitida por espécies de vida silvestre nas Américas.

Albino Belotto, chefe do Programa de Saúde Pública Veterinária da OPAS destacou a importância do trabalho conjunto dos organismos de saúde e agricultura no combate da raiva. Em 2004 e 2005, a incidência de raiva transmitida por morcegos hematófagos aumentou significativamente em áreas tropicais e subtropicais da América do Sul. A OPAS é a repartição regional para as Américas da OMS. (Fonte: Mapa)

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo