Agronegócio

Fluxo de caixa: ferramenta que auxilia na tomada de decisões

Cada vez mais se torna necessário à profissionalização do agronegócio, com o produtor rural tratando sua propriedade como um negócio, uma empresa, se tornando um empresário rural e exigindo do produtor uma visão administrativo-financeira do negócio. Uma das ferramentas que pode auxiliar nessa visão é o fluxo de caixa. Este é a demonstração das saídas e entradas de recursos financeiros na empresa, funcionando assim como uma grande agenda dos compromissos financeiros da propriedade. Através do fluxo de caixa o proprietário ou gestor obtém informações do caixa mensal e até mesmo diário da empresa rural utilizando essa ferramenta para auxiliar na tomada de decisões.

O conhecimento do momento de maior entrada ou saída de capital da empresa possibilita ao gestor:

Analisar qual o melhor momento para realizar investimentos e quando poderão ser pagos, de acordo com as sobras de caixa;

Avaliar se há necessidade ou não de capital externo para desafogar o caixa, de acordo com a previsão dos pagamentos e recebimentos;

Criar estratégias de compras, avaliando qual a melhor forma de pagamento: parcelado ou a vista;

Comprar o previsto e realizado, possibilitando avaliar onde estão as discrepâncias.

Como ferramenta de gestão, deve sempre ser avaliado em conjunto com o orçamento detalhado mensal, pois somente com o fluxo de caixa não será possível enxergar o futuro da empresa, principalmente os compromissos futuros ainda não estabelecidos. O acompanhamento do orçamento ajuda o empresário rural a não perder o foco do projeto estabelecido, pois o capital que está na conta bancária e que parece estar sobrando, quando melhor analisado, pode ser usado para a compra estratégica de insumos da safra.

Para iniciar a análise de fluxo de caixa, é preciso registrar quanto a empresa tem em caixa, ou seja, o saldo atual. E então, coletar os dados em notas fiscais, contas a pagar e a receber. Planilhas de Excel ou softwares específicos podem ser utilizados para auxiliar nos registros.

Um exemplo simplificado de fluxo de caixa pode ser visto na figura 1. De acordo com a tabela, no mês de fevereiro haverá um aperto financeiro ficando o mês no negativo, e que persiste até março. Com os dados em mãos, é possível avaliar se será necessário adiar gastos ou adiantar receitas ou negociar o pagamento da Reforma de instalações de forma parcelada.

Figura 1: Fluxo de caixa simplificado de uma propriedade leiteira

Tabela Lamego 2013

Lamêgo, 2013

O fluxo de caixa se torna cada vez mais necessário em sistemas de produção sustentáveis e interessantes economicamente. Tudo isto dá força de negociação, conhecimento de causa e muito mais tranquilidade para a tomada de decisões!

Por Patrícia Vieira Maia – Médica Veterinária

Fonte: Equipe Rehagro

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo