Notícias

Falta de frio prejudica floração dos pomares de pêssego no RS

Quantidade de horas de frio está menor que o necessário.

Pessegueiro precisa de 300 horas com temperaturas abaixo de 7ºC.

Agricultores gaúchos projetam uma safra menor de pêssego. A quantidade de horas de frio está menor que o necessário e isso pode influenciar na produtividade dos pomares.

Jorge Goebel tem 14 hectares plantados com pêssegos em Morro Redondo, no sul do estado. Este ano, os pomares não se desenvolveram como o esperado, e o agricultor, que colheu ano passado 15 toneladas por hectare, já prevê queda na produtividade.

Apesar do inverno gaúcho ser rigoroso, este ano, não fez frio suficiente para uma boa floração. Para se desenvolver, o pessegueiro precisa de, pelo menos, 300 horas com temperaturas abaixo de 7ºC, só que até agora, foram registradas 286 horas de frio na estação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Pelotas. O ano passado, o acumulado foi quase duas vezes maior.

“Este ano foi sensivelmente menor o frio que nos anos anteriores. Os pêssegos brotaram mais desuniformes, então isso aí pode dar uma consequência de tamanho no fruto”, explica a agrônoma Maria do Carmo Raseira.

O Rio Grande do Sul é o principal produtor de pêssegos do país. Outro fator que também compromete o período de floração é o excesso de chuva. Na região sul do estado, choveu cerca de 200 milímetros só no mês de julho e isso favorece o aparecimento de fungos nos pomares.

 

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo