Notícias

Exportação de melão no RN deve ser 20% menor por causa da seca

A produção de melão está menor no Rio Grande do Norte. Os fracos períodos chuvosos dos últimos três anos reduziram a oferta de água usada na irrigação das lavouras.

Uma fazenda, que fica em Tibau, é a maior produtora de melão do estado. São quase 5 mil hectares plantados com a fruta. A produção anual gira em torno de 170 mil toneladas, mas este ano o número deve ser menor.

Segundo o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte essa foi a mesma redução que ocorreu em outras propriedades da região. Todas enfrentam o mesmo problema com a água/ que vem de poços artesianos e está salobra, ou seja, cheia de sais que a tornam salgada e em grau muito elevado, provoca perdas no cultivo.

Para que a fazenda continue produzindo, foram feitos investimentos em tecnologia.

Toda essa preocupação é porque a fruta é exportada, e o mercado é bastante exigente. O melão vai para países da América do Norte, Europa e Ásia e está ganhando ainda mais espaço./ os primeiros carregamentos de melão para o Chile saíram agora no final de agosto.

Os potiguares foram os primeiros no Brasil a conseguir o acordo fitossanitário para exportar a fruta para o país Sul Americano. A abertura de um novo mercado traz boas expectativas para os produtores locais porque aumentam as chances de negociações com outros países da América.

De agosto até agora, foram exportadas onze mil toneladas de melão.

 

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo